Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Programa 03 - Mateus capítulos 1 a 5

Para download clique no link no canto superior direito

assista este video e baixe aqui



Navegando através da Bíblia

 

A partir deste programa seguiremos uma rotina de conhecer mais profundamente a bíblia sagrada e suas características

Estaremos trazendo os textos da Bíblia Devocional de Estudo escrito em lingua espanhola, para você acompanhar aqui

 

Neste primeiro tópico estaremos trazendo o Livro de Mateus sua introdução e detalhes dos capítulos 1 à 5, esteja conosco nesta viagem.

 

_______________________________________________________________________________

 

propaganda

 

musica - André Valadão - Escudo e Proteção - Sun and Shield - (Clipe Oficial)

 

______________________________________________________________________________

 

Uma ponte entre o antigo e novo testamento

 

Nos 400 anos prévios do advento de Jesus, nada novo se havia agregado à Bíblia.

Os profetas haviam caído no silêncio. Durante estes séculos, os impérios do Oriente Médio haviam surgido e sucumbido um atrás do outro debaixo do domínio de grandes potências tais como Grécia e Roma.

E então sucedeu algo transcendente. Nasceu uma criança, diferente de todos qu haviam nascido antes dele. Ao apresentar esta criança que com o passar do tempo se convertia no homem Jesus.

Mateus informa desde o início suas intensões através de suas palavras. Liga a chegada de Jesus com a história do Antigo Testamento.

 

A Arvore genealógica de Jesus

 

Todo o mundo, especialmente o povo judeu havia esperado a chegada do Messias. Supunha que este advento mudaria todo o curso da história do mundo.Porém, " poderia este filho de carpinteiro ser o rei tão esperado... É precisamente para responder a esta pergunta que Mateus começa sua genealogia.

As genealogias, compridas listas de nomes, raramente chega a interessar alguém diretamente.

Preste atenção como o autor moderno descreve oque sente ao ouvir recitar a antiga genealogia."Existe uma expressão denominada, o momento importante, do ponto de vista emotivo, nunca mais voltará a alcançar a vida" relata Alex haley autor de Raízes.

 

A importância das raízes

 

A genealogia de Jesus mão começa com o nascimento de Jesus, senão que retrocede ao passado em busca de suas raízes.Se Jesus é realmente o Messias,seus antepassados devem cumprir os requisitos de tal alegação.

Como todo estudante de história sabe, os reis não se auto proclamam reis, senão que devem pertencer a linhagem real. Mateus traça a estirpe de Jesus até chegar ao pai da raça judia, Abraão, o primeiro a receber a promessa do Messias, até chegar ao grande rei dos hebreus o Rei David.

 

Vínculos com o Antigo Testamento

 

Depois de registrar a linhagem de Jesus, Mateus narra a trajetória do Messias na terra. Ao faze-lo se fundamente uma e outra vez ao Antigo Testamento, citando com maior frequência que qualquer outro escritor do novo testamento.

Podemos dizer então , que o primeiro livro do Novo Testamento se apresenta diante de nós como o evangelho que vincula coisas, que serve de elaboração entre o antigo e o novo.

Mateus começa buscando as raízes de Jesus, porém estabelece também o contraste entre Jesus e a imagem que os judeus tinham do Messias. Jesus o rei, poem um fim a milhares de anos de ansiosa espera. Porém veio a estabelecer um tipo de reinado totalmente inédito, um reinado distinto do que todos esperavam.

 

Como ler Mateus.

 

Qualquer pessoa que tenha lido um livro de contabilidade se dará conta de que é o que irá gostar, por quem gosta de contas, ou seja, colunas bem ordenadas e cifras claras, em que consiste a quantidade do DEVE e HAVER classificadas tipo e procedência.

Como é de esperar, o evangelho atribuído a um cobrador de impostos como era Mateus, reflete um modo de pensar sistemático. O relato da história de Jesus não é cronológico, senão que agrupa feitos e ditos segundo seus temas.

Mateus se agrupa os ditos de Jesus em cinco seções principais. Em primeiro lugar teremos o famoso Sermão do monte nos capítulos de 5 a 7. Logo nos capitulo 10 registra as instruções de Jesus a seus discípulos sobre sua missão que a ele tinham que cumprir, o capitulo 13 coloca uma série de parábolas sobre o reino, no capitulo 18, os ditos de Cristo sobre a igreja como comunidade e nos capítulos 23 a 25 coloca os conceitos de Jesus sobre a hipocrisia religiosa e também as pregações sobre o futuro.

Intercalado entre estes cinco grandes discursos uma copilação de cenas que mostram Jesus em ação.

Este hábil entretenimento de atividades e de ensinos de Jesus lhe outorga a este evangelho um lugar destacado na literatura e na arte. Os artistas com frequência se sentem atraídos a Mateus por ser um exemplo. 

Há duas vias de acesso que serão úteis em seu estudo de Mateus. Em primeiro lugar, considere em que se distingue dos outros três evangelhos, isto te dará uma noção do propósito especifico de Mateus. Em segundo lugar, te resultará muito esclarecedor consultar muitas das referências ao Antigo Testamento que faz Mateus. 

 

No bloco seguinte iremos fazer um comentário deste tema e colocar para você algumas curiosidades sobre este ponto do livro de Mateus...

 

Voltamos já....

 

 

_______________________________________________________________________________________

 

propaganda

Musica GN - Livre Sou [Clipe Oficial]

 

______________________________________________________________________________________

 

Comentário

 

Um ponto importante a comentar é que existe uma característica de grandes feitos de Deus na terra. Quando Deus via realizar grandes feitos, segundo estudos judaicos, terra recebe grandes ondas de poder.

Quando Moises precisou tirar o povo de Israel das mãos de Faraó, fez grandes atos, mas os sacerdotes do faraó também receberam este poder porém em quantidade menor.

Quando Jesus estava vindo para o meio de nós, na época, segundo grandes rabinos, a terra recebeu também este poder e influencia divina, tanto que na época começaram a aparecer muitos Messias como SIDARTA GAUTAMA nos seculos 6 e 5 AC, KRISHNA seculo 5 AC, SIMÃO BAR KOKHBA seulo 2 DC

Jesus mesmo alertou “Acautelai-vos, que ninguém vos engane. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos..." Mt.24:4-5, 11, 23-26

Um outro exemplo disso foi Simão, o Mago At.8:9-23

A história ainda conta o aparecimento de Menachem Ben Yehuda, lider messiânico no ano 33 DC, Nissin Ben Abraham Viveu no século 13 na cidade de Ávila, Espanha. Dizia ser um operador de milagres e seus seguidores acreditavam que era abençoado por um anjo, Shabbetai Zevi Viveu em Izmir no século 17, à época parte do Império Otomano. Conquistou muitos seguidores, mas foi expulso e migrou para Salônica. Posteriormente, conquistou a confiança de um rabino da cidade de Gaza, que corroborou suas pretensões messiânicas, Menachem Mendel Schneerson Último dos modernos proclamados messias, é o sétimo nome das lideranças do movimento judaico ortodoxo Chabad Lubavitch, originário da Europa Oriental e hoje sediado em Nova York. Essa onda expandiu-se especialmente a partir dos anos 1980, encerrando-se após a morte de Schneerson, em 1994. Embora apontado por seus seguidores como messias, ele nunca viajou para o Estado de Israel.

No momento da volta de Cristo também será de se notar que as potestades e muitos se levantaram como o salvador do mundo.

 

mais comentário livre no vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário