Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Programa 05 - Mateus capítulos 7 a 13

Assista e baixe este programa aqui

Roteiro programa 05

 Assista aqui

Chamada

 

Continuamos Navegando pela Bíblia e neste programa estaremos comentando os capítulos 7 até 13 do Evangelho de Mateus

O tema principal é Como ser um líder, Mateos mostra como Jesus demonstrou sua liderança

vai ser emocionante comentar este capitulo, do qual voltaremos daqui a pouco 

Não saia dai...

 

 

________________________________________________________

 

propaganda

clip  Sonhador - Clip de André e Felipe - Sertanejo Gospel

 

_______________________________________________________

 

bloco 02

 

Que aparência deve ter um líder...

 

Os lideres importantes, por exemplo, os presidentes e primeiros ministros se esforçam para transmitir uma imagem de confiança e de poder. 

Um líder, supõem eles, deve ter a aparência de um líder e seguido por uma extensa lista de jornalistas, guarda costas, assistentes leais e admiradores ansiosos.

Mateus descreve um líder verdadeiro, um rei na realidade, porem um destrói os estereótipos. Jesus tinha um poder inegável.

Podia acalmar uma tormenta atroz e até caminhar sobre a superfície de um lago.

No entanto, ele usava seu poder de forma compassiva, para beneficio dos demais: para alimentar aos famintos e curar os enfermos. Não se interessava projetar uma imagem de poder.

 

Um novo tipo de reino

 

Os judeus do primeiro seculo, que odiavam o Império Romano, se haviam unido veemente em torno de um rei militante. Se rebelaram muitas vezes até que um vingativo general romano arrasou a Jerusalém em 70 D.C..

Porem o reino que Jesus proclamava não se adequava a suas expectativas. Ao principio de seu ministério, Jesus rejeitou um oferecimento de gloria e território tentador (mateus 4:8-11), e mais tarde rejeitou constantemente as pessoas da multidão.

Apesar de ser o mais poderoso de todos os reis, passou seu tempo falando e ensinando, em vez de recrutar um regimento.

Por ser o verdadeiro Messias, ele não buscou satisfazer a falsa imagem que as pessoas tinham dele, senão que tratou de satisfazer a Deus.

No capitulo 13, Mateus reúne vários da historia, chamada parábolas, que Jesus contou para descrever "seu reino dos céus" uma frase que Mateus usa 32 vezes.

Noque Jesus nunca definiu precisamente esta frase, deu muitas indicações sobre a natureza de seu reino.

O reino é tão importante, disse, que para pertencer ao mesmo vale a pena vender tudo oque a pessoa possuía.

Jesus disse que seu reino não tem limite geográficos. A diferença da Grécia, China ou Equador, digamos, seu reino não pode ser apontado em um mapa.

Seus seguidores vivem em meio de seus inimigos, não separados deles cercado por um muro. E no entanto Jesus profetizou que seu reino exibia um crescimento notável ainda a um meio ambiente que tratava de destruí-lo.

 

Os discípulos não o entendiam.

 

O "reino dos céus" consiste em um reinado de Deus e o mundo. Esta constituído por gente de todas as raças e de todas as nações que seguem lealmente a vontade de Deus na terra.

Jesus enfatizou que este novo reino era um grande passo adiante no plano de Deus; o menor de seus cidadãos é maior que João Batista (Mateus 11:11)

Os discípulos, acostumados as imagens mais tradicionais de poder e liderança, não alcançavam em captar o conceito que Jesus tinha do reino.

Uma e outra vez pediam a Ele que lhe explicasse as parábolas, entretanto, tratavam  de supera-se mutuamente em suas posições diante de Cristo.

Com o passar do tempo, os discípulos se foram convencendo que Jesus era "O Messias, o filho do Deus vivente".

Pedro foi exaltado por essa confissão (Mateus 16:17). Porem logo recebeu uma reprovação mais severa na passagem seguinte quando rejeitou a ideia de que seu líder podia eventualmente sofrer e morrer.

As parábolas do tipo de liderança que encarnava Jesus foram se aprofundando a medida que se acercava a sua entrava final a Jerusalém, a capital.

Porem, nesta ocasião não montou um carro de combate nem um brilhante cavalo corcel, senão um asno.

E poucos dias depois deixou a seus seguidores em emblema perene que não era um estandarte real nem um cetro, senão a crus que foi executado.

 

Uma pergunta vital

 

Podia Jesus concorrer em uma eleição para cargo politico... Que tipo de líder as pessoas hoje em dia.

 

Daqui a pouco voltamos para fazer mais uns comentários desta passagem de Mateus 7 até 13, não saia dai, voltamos já...

 

 

__________________________________________________________________

 

propaganda

clip  Preciosa Graça - Quarteto Gileade - CPAD Music

 

acrescentado na musica no rodapé este texto

 

Clipe oficial da música Preciosa Graça interpretada pelo Quarteto Gileade da gravadora CPAD Music.

Com mais de 25 anos de carreira e uma agenda completa de compromissos,até mesmo fora do Brasil o Quarteto Gileade apresenta o clipe do hino Preciosa Graça, título do 10º CD do grupo que, dentre outras novidade, traz a participação do americano Arthur Rice, integrante do Quarteto Kingdom Heirs, com a canção “Ele fechou as portas.”

O grupo já soma nove CD's e um DVD em comemoração pelas Bodas de Prata no ano de 2011 com o selo da gravadora CPAD Music. 

 

 

_________________________________________________________________

 

 

Comentários

 

Vamos navegar pela Bíblia, no capitulo 8 verso 1 tem como tema " da Palavra a ação, é tipico de Mateus vincular as palavras de Jesus com suas ações, nos capítulos 5 a 7 contem o discurso mais logo de Jesus, o Sermão do Monte, um discurso que afetou grandemente os ouvintes. Nos capítulos seguintes menciona os 10 milagres feitos por Jesus que estabelece ainda mais sua autoridade.

No capitulo 9 verso 9 o tema é " Amigo até dos cobradores de impostos" que eram os menos populares nos dias de Jesus até nos dias atuais. Muitos judeus os consideravam traidores ao serviço do odiado Império Romano.

Nesta comovente cena, o evangelho nos conta como Jesus chamou primeiramente a Mateus e como mais tarde foi a sua casa para tratar ali livremente com publicanos e pecadores. Mais adiante, Mateus se convertia em um leal discípulo que aplicou sua ordeira mente a redação do presente relato da vida de Jesus.

No capitulo 11 verso 20 o tema é " Os milagres são suficientes"  que não deixa de nos surpreender que as pessoas foram testemunhas de milagres sobrenaturais e não chegaram a arrepender-se nem a seguir a Jesus. Ao longo de seu ministério, Jesus demonstrou que lhe incomodavam as multidões que se aproximavam para ver os milagres que fazia um personagem popular.

Ele não buscava o aplauso senão o compromisso. Gradualmente se foi voltando cada vez mais ao uso das parábolas que mais tarde ele explicara a seus discípulos.

No capitulo 12 verso 12 os fariseus se ofendem. No capitulo 12  nos permite detectar porque os fariseus se sentiam ofendidos com Jesus. Em primeiro lugar, seus discípulos recolhiam espigas de milho no dia do repouso, algo proibido pelos fariseus. 

Logo tomou lugar uma provocadora cura no dia do repouso. Alem do mais, Jesus acusava os fariseus de se preocuparem mais com a letra da lei do que com o espirito, a tal ponto que demonstravam mais preocupação pela vida de um animal que pela vida humana.

No capitulo 13 verso 57 o tema muda para Sem respeito a sua aldeia.  Jesus havia começado seu ministério em sua própria aldeia, em uma sinagoga, ocasião que quase desata em tumulto.

Tempo depois, quando regressou, atraiu muita curiosidade porem pouca fé. As pessoas de seu povoado não podiam imaginar que alguém que havia sido criado entre eles por um simples carpinteiro andasse agora ensinando como rabino e fazendo milagres.

Jesus negou a exibir seus poderes sobrenaturais diante deles, e se distanciou pacificamente.

mais comentários livres

 

____________________________________________________________________

 

propaganda

clip Basta uma Palavra - Sumara Santos

 

_____________________________________________________________________

 

despedida

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário