Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Programa 06 - Mateus Capítulos 14

vídeo

Assista e Baixe este vídeo aqui para sua tv

roteiro programa 06

 

chamada

 

Neste programa continuamos com o Evangelho de Mateus seguindo os capítulos 14 em diante.

Neste programa o tema sera O plano de matar Jesus, Jesus enfrentando seus inimigos

Não saia dai voltamos já...

 

______________________________________________________________________

 

O simples feito de que Jesus nascera havia ameaçado  tanto o Rei Herodes que este havia ordenado uma sanguínea matança de crianças.

E esta oposição se manteve constante e vigente. Jã ao principio de seu ministério, Jesus predisse abertamente sua própria morte.

A partir do capitulo 19, Mateus explica algumas das crescentes tensões entre Jesus e os grupos que se opunham. Seus inimigos o seguiam de povoado em povoado, colocando armadilhas.

Ainda assim, Jesus não aplacou sua linguagem nem tratou de ocultar-se. Ao contrario, utilizou estas ocasiões de conflito para advertir a seus discípulos e as multidões que o escutavam contra os falatórios de seus inimigos, cuja fúria ia em crescente aumento.

No capitulo 22 mostra Jesus enfrentando com três grupos diferentes de inimigos em um mesmo dia: com dois grupos religiosos, os fariseus, os saduceus e também aos herodianos.

Jesus evitou facilmente suas cuidadosas armadilhas verbais. E mais, teve um exito brilhante que Mateus aclara: " Ninguem lhe podia responder palavras; nem ninguém ousou desde aquele dia perguntar-lhe mais" (Mateus 22:26)

 

Oque tinha Jesus contra os fariseus...

 

Os historiadores com frequência se havia sentido confundidos diante do feito que Jesus atacara tão vigorosamente uma seita judia - agrupação religiosa que o Novo Testamento menciona 100 vezes. 

A primeira vista eles pareciam ser o tipo de gente que tinha que haver gostado de Jesus. Era as pessoas mais religiosas da época. 

Mais que qualquer outro grupo, se esforçavam para seguir a letra a lei do Antigo Testamento. Seu mesmo nome, que significa separatistas, dava uma ideia de seu desejo de elevar-se encima da conduta normal.

Os fariseus eras legalistas: não só enfatizaram demasiadamente os detalhes minúsculos da lei que a adornavam com suas próprias tradições estritas.

Por exemplo, uma pessoa podia andar no burro sem quebrar a lei do dia do Repouso, porem se levava um cotonete para fazer um animal se apressar, podia se considerar cumprível de colocar carga sobre o mesmo.

Um fariseu somente podia dar esmola a um mendigo se este metia suas mãos dentro da casa do fariseu, para que este ultimo não tivera que tirar sua mão fora.

Uma mulher não podia olhar no espelho no dia de sábado - podia ser um cabelo branco e sentir tentada a arranca-lo.

Mateus 23 deixa o constante do eloquente veredito de Jesus sobre os fariseus. Os criticou por ser orgulhosos, exclusivistas e mesquinhos, e por negar-se a admitir suas faltas.

As formas externas e exibicionistas do legalismo, dizia ele, tendem a desviar a atenção do que e realmente importante: a atitude interna para com Deus e para com outras pessoas.

 

Existem porem fariseus...

 

Ao entrar nas ultimas semanas de sua vida na terra, Jesus polarizouas atitudes dessas pessoas.

Contrastou de forma desafiante seu proprio ensino com os opositores. Alem do mais, advertiu seus seguidores sobre do que os esperava depois de sua morte.

A oposicao dos inimigos tais como os fariseus nao ia desaparecer quando ele já nao estivera. Ao contrario, iria aumentando ate o dia do juizo final.

Jesus sinalou aos fariseus como exemplo do legalismo levado ao extremo. Porem ele nao falava somente contra uma antiga agrupacao religiosa judaica.

Suas palavras descrevem tendencias maus permanente na natureza humana, presentes hoje tanto como ontem, Os erros que ele mencionava foi caracterizado a igreja a distancia de toda a sua historia.

OS cristaos  todavia tem que lutar contra o orgulho, a intolerancia e contra qualquer religião que se basease nas obras.

 

Uma pergunta vital

 

Jesus descreve caracteristicas ds fariseus do primeiro seculo. Porem, oque diremos de nossa epoca... Que atitudes farisaicas se manifestam em sua igreja... E em voce...

 

Vamos a um breve intervalo e voltamos ja

Não saia dai

 

_______________________________________________________________________

 

comercial

clip Priscilla Alcantara - Espírito Santo (Música Inédita)

 

______________________________________________________________________

 

voltamos

Vamos revisar alguns pontos

Nos capitulos anteriores os temas teve estes temas

No capitulo 15 ele atacou o legalismo. Os fariseus e os mestres da lei consideravam suas proprias tradicoes tao normativas como a lei do Antigo Testamento

Nesta passagem Jesus asinala grossas incongruencias em ditas tradicoes.

No capitulo 16 verso 16 o tema em que mostra os picos e baixo emocionais de Pedro.  O discipulo Pedro ganhou fama de ser impulsivo e este capitulo mostra em seu aspecto melhor e pior.

Obteve a maior comenda por discernir a verdadeira identidade de Jesus, porem na cena seguinte cometeu um dos mais serios desatinos.

Queria que Jesus evitasse a dor, sem dar-se conta de que a dor da cruz traria salvacao para o mundo

No capitulo 17 verso 5 o tema mostra uma experiencia inesquecivel. Tres dos discipulos de JEsus tiveram a oportunidade de ser testemunhas desta dramatica cena que Deus mostra sua aprovacao de seu filho Jesu.

Moises, o primeiro legislador e Elias, o primeiro grande profeta, se encontraram com JEsus e Deus falou desde os ceus. O apostolo Pedro descreveu o impacto desta experiencia em 2 Pedro 1:16-18.

Em Mateus 18 verso 23 mostra o interesse de Mateus quanto ao dinheiro. Assim como Lucas, que por ser medico traz relatos mais descritivos de lagumas curas, Mateus por ser um ex cobrador de impostos, enfatiza os relatos que tem que ver com o dinheiro.

Este relato do capitulo 18, como tambem outros que aparecem nos capitulos 20 e 25 aparecem somente no evangelho de mateus. E digno de notar que o antigo cobrador de impostos e tambem oque registra os mais fortes ditos sonbre o tratamento de pobres e necessitados.

No capitulo 22 verso 12 mostra um gesto tragico no templo. Na epoca de Jesus as atividades do templo, supostamente o centro do culto a Deus, haviam tomado em inclinacao comercial. Os mercadores vendiam animais para o sacrificio aos peregrinos e forasteiros a precos exagerados.

O sistema estava mais orientado em direcao aos ganhos para quem fazia o verdadeiro culto. Jesus respondeu tirando primeiramente os ladroes do templo, e dedicando logo seus interesses e tempo a pessoas que tinham verdadeiras necessidades, como os cegos e os cochos.

No capitulo 22 verso 17 o tema é sobre uma dupla trama. Os fariseus aliados com os partidos do rei Herodes, formularam uma pergunta para enganar Jesus, qualquer que fora sua resposta. Se Jesus respondesse, Paguem os impostos, perderia o apoio dos judeus que buscavam sua independencia, se dissese Nao paguemm poderiam entregar ele a Roma por quebrar a lei.

Mais comentarios veja o video

 

_____________________________________________________________________

 

comercial

Clip Rafael Gotardo [CLIP OFICIAL] Quem viver verá - Sertanejo Gospel 2015

 

__________________________________________________________________

 

Mais comentarios livrese despedida

 

_________________________________________________________________

 

fechamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário