Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Programa 13 - Marcos capítulos 16

Vídeo

 Baixe aqui o vídeo



chamada


Entramos no ultimo capitulo do evangelho de Marcos, o ponto culminante da historia, o tema deste programa fica como "O dia da Execucao"

Notaremos como os discipulos estavam desprevenidos com esta situacao que Marcos conta detalhes.

Esta preparado para iniciarmos nossa viagem pela Biblia, entao espere mais um minuto e retornamos ja

 

___________________________________________________________

 

propaganda

clip MARÍLIA PAIVA - Ser Fiel Até o Fim  -  Clipe OFicial

 

____________________________________________________________

 

Bloco 02

 

E o centurião que estava de frente a Ele, vendo depois de clamar havia expirado assim disse; Verdadeiramente este homem era filho de Deus (Marcos 15:39)

Os acontecimentos da vida de Jesus, seu nascimento em um casebre, sua morte na cruz, pode resultar tao conhecidos que não chagamos a captar plenamente o sentido.

Estão demasiadamente perto de nós. Ao pensar neles, as vezes e útil deixar que a mente libere e recorra a imagens totalmente novas.

A um grupo de estudos bíblicos lhes pediram que sugerisse imagens que pudessem aplicar a Jesus. 

As primeiras que apareceram de início foram as mais comuns; um pastor, um cordeiro, uma porta.

E logo inesperadamente apareceu uma metáfora totalmente inédita, fogos artificiais ao contrário.

Todos deram voltas, para ver a senhora que tinha falado. Pensando bem, disse ela, os fogos artificiais explodem em cores brilhantes e deslumbrantes e com forte barulhos, e no entanto começam em um pacote muito comum.

Quando Deus se fez homem sucedeu ao contrário. O criador de tudo o que existe no universo se confinou em si mesmo em um pouco mais que um pacote humano.

 

Quando o impossível aconteceu

 

Nenhuma circunstância da vida de Jesus se ajusta mais a comparação feita por esta senhora que sua execução na periferia de Jerusalém.

A ideia era inconcebível, ainda para seus seguidores mais próximos a Jesus. Morrer o filho de Deus ? Como pode acontecer algo assim ? 

Podia o criador de todas as coisas sucumbir diante de sua criação ?  Os discípulos que haviam sido fieis em todas outras confrontações agora o deixaram.

Não tinha sentido que Jesus, o Messias, morresse.

Só bastante tempo depois viria outro pensamento a tomar lugar que lhes correspondia. Memorias dos costumes do Antigo Testamento que apontavam em forma misteriosa a cruz, profecias de um Messias que era Rei porem também servo sofredor. (Isaías 53)

A morte era, depois de tudo, a razao pelo que Jesus havia vindo a este mundo; ele havia insistido nela desde o principio.

 

A Semana mais importante

 

A última semana impactou tanto os discípulos que os quatro cronistas de sua vida, Marcos inclusive, dedicaram um terço de todos os escritos a esta semana final em Jerusalém.

Quando finalmente escreveram seus evangelhos, eles ja podiam ver sua morte debaixo da cruz; como um sombrio preludio ao maior de todos os milagres, sua ressurreicao.

Porém ainda assim, nada podia apagar o impacto desses dias finais de dor e lágrimas. Para quando se houve alcançado essa estranha escuridão e Jesus tivera dado o último suspiro, os discípulos haviam aprendido algo profundo sobre Deus e sobre o amor.

Dorothy Sayers, a famosa escritora, o expressou desta maneira " Seja qual fora o jogo que joga a criação, ele cumpriu suas próprias regras e jogou limpo."

Não pode pedir nada do homem que ele haja exigido de si mesmo. O mesmo passou por todas as experiencias humanas, desde as irritações triviais da vida familiar e as restrições impostas pelo trabalho duro e a falta de dinheiro ate os piores horrores da dor e da humilhação, derrota, desesperação e morte.

Quando ele fora homem viveu como homem. Nasceu na pobreza e morreu em desgraça e considerou que bem valia a pena.

Em nenhum outro momento da história pareceram os fogos artificiais tão impotentes como o dia que morreu Jesu. E que porem não haviam acendido.

 

Pergunta vital:

 

Ponha-se no lugar dos discípulos. Como você teria respondido com a noticia da morte de Jesus ? Teria seguindo crendo nEle ?

 

Fica este pensamento para refletir enquanto damos um breve intervalo e voltamos ja, nao saia dai....

 

 

________________________________________________________

 

propaganda

Clip Marina de Oliveira - Além do Véu (Clipe Oficial MK Music)

 

_________________________________________________________

 

Bloco 03

 

Retornamos e ai, você pensou na pergunta. Se você tivesse vivendo na epoca de Jesus e tivesse tido as experiencia dos discípulos, seguiria crendo no seu mestre ?

Vamos navegar pelos versiculos que estao nestes capitulos deste programa pare entender mais um pouco.

No capitulo 16 verso 1 o tema segue como Uma unção tarde; As normas judaicas não permitiam tocar em cadáver durante o sábado. Sendo que Jesus morreu durante a celebração do sábado, seus amigos e parentes não puderam embalsamar e preparar seu cadáver adequadamente.

Regressaram a tumba depois de passado o dia de sábado para este propósito, porem somente para se encontrar com a maior surpresa de suas vidas.

No capitulo 16 verso 7 o tema muda para E pedro...

O mensageiro que informou as mulheres sobre a ressurreição de Jesus lhes disse especificamente que informaram aos discípulos e a Pedro, destacando assim ao discípulo que havia negado veemente a Jesus.

João 21 narra uma cena adicional e comovedora, em que Jesus restituiu especificamente a Pedro.

 

Comentários

 

_________________________________________________________________

 

propaganda

Clip Pamela - Vou Amar-te  (Clipe Oficial)

 

_______________________________________________________________

 

 

Despedida

Fim do evangelho de Marcos, no próximo capitulo continuaremos a navegar pelo evangelho de Lucas, o medico amada.

Então até o nosso próximo programa Eu Estou envolvido. Tchau

 

_______________________________________________________________

 

 

fechamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário