Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Programa 14 - Lucas capítulos 1 a 5

Vídeo

 Baixe aqui o vídeo



chamada

 

Seguimos navegando pelos evangelhos e neste momento iniciamos o estudo do evangelho de Lucas.

O tema do Evangelho de Lucas seria Como um jubiloso musical, algo estranho estava acontecendo em toda a terra.

Vamos seguir navegando pois este maravilhoso livro e reparar como Lucas que não teve um encontro carnal com cristo nos relata com que ouviu e pesquisou, serão momentos preciosos

Esta preparado para navegar, então espere somente mais um minuto para nosso intervalo e voltamos já...

 

___________________________________________________________

 

propaganda

clip Ana Nóbrega - Oceanos (Onde Meus Pés Podem Falhar) - Oceans Hillsong versão Português

 

___________________________________________________________

 

Bloco 02

 

Preparado, então seguimos nossa navegação pelo maravilhoso evangelho segundo Lucas

Se bem que Lucas embarca essencialmente no mesmo território de Mateus e Marcos, ele já deixa translucidar seu próprio enfoque nos primeiros capítulos.

Mateus começa seu evangelho com uma formal genealogia familiar; Marcos inicia em uma passagem desértica abrasado pelo calor e sol.

Lucas se distingue deles ao começar seu evangelho com uma alegre celebração.

Segundo Lucas, as circunstancias que rodearam o nascimento de Cristo se assemelhou a um jubiloso musical.

Os personagens se vão apinhando no cenário, sucessivamente aparecem velhinho de cabelos brancos, uma assombrada virgem, uma anciã e vacilante profetisa.

Todos sorriem de par em par dando a ocasião de se colocar a cantar.

Apos recuperada do sobressalto de ver um anjo, Maria se lança a cantar um formoso hino.

O ancião sacerdote Zacarias rompe sua nudez de nove meses dizendo um formoso poema, e João Batista salta de alegria no ventre de sua mãe (Lucas 1:44)

E quando Jesus faz finalmente sua entrada a este mundo em um oculto estabulo, os céus se enche de anjos cantando.

E evidente que algo especial estava em plena terra.

 

A história dividida em dois

 

Ao ler o relato de Lucas, você recebe a impressão de que desejava captar com suas palavras o espirito de grande gozo, que o anjo havia profetizado (Lucas 2:10)

Algo inédito e radicalmente bom estrelava em meio de uns tristes e desesperados aldeões que viviam no remoto rincão do império romano.

O autor declara (Marcos 1:14) haver investigado muitos informes sobre a vida de Jesus.  

Certos detalhes íntimos que aparecem nos primeiros capítulos demonstram que o recorreu especialmente a testemunhas presenciais, já que nenhum outro evangelista reuniu tanta informação.

Esta cuidadosa atenção ao detalhe e ao subjacente tom de gozo caracterizam o evangelho de Lucas.

O nascimento de Jesus efetivamente dividiu a historia em dois; nos mesmos damos prova dele cada vez que escrevemos um final.

O Evangelho de Lucas nos remota ao mundo antes que tivesse antes de Cristo ou depois de Cristo, ou seja, que nos transporta ao começo da vida de Jesus.

Ainda hoje, quase dois mil anos depois, a comemoração do nascimento de Jesus e causa de alegria.

Durante a época de natal comemos melhor, nos sentimos melhores dispostos, escutamos musica comemorativa, contemplamos o retabulo da navidade e cantamos cancões de natal.

Nossos sentimentos de celebração soa suaves ondas expansivas, os temores perceptíveis em que Deus se fez homem e viveu na terra.

 

Como ler Lucas

 

E muito provável que Lucas não haja alcançado a conhecer pessoalmente a Jesus. Porem, como era um consagrado convertido da igreja primitiva, acompanhou o apostolo Paulo em suas viagens missionarias.

Em três de suas cartas, Paulo fala de Lucas com grande afeto.

Tal como menciona em sua introdução, Lucas chegou eventualmente a convicção de que era necessário estabelecer um relato cuidadosamente investigado da vida de Cristo.

Circulavam entre eles muitos relatos de diversos níveis de qualidade, porem Lucas se dedicou a entrevistar testemunhas presenciais e a relatar um bom e considerável ressumo.

Seu livro exibe escrúpulos e atenção aos detalhes. Começa com o nascimento de Jesus e culmina com sua ascensão aos céus.

Você vera por si mesmo que o Evangelho segundo Lucas e um livro de uma litura cativante.

Lucas era um escritor muito talentoso e os relatos que escreveu ganhou uma posição de exaltação entre os clássicos da literatura.

Podemos mencionar, por exemplo, as parábolas do Bom Samaritano, do filho prodigo e do Rico e Lazaro.

Assim como temos reconhecido que Marcos e um evangelho de ação, também temos reconhecido que o de Lucas e um evangelho de relações interpessoais. Sua declinação aos personagens e ótima.

Ao ler Lucas, preste atenção a especial variedade de grupos étnicos, religiosos, econômicos e sociais que ele menciona.

Pense logo nos diversos grupos humanos que ha em seu pais. Como imagina que responderia cada um deles ao Jesus Encarnado ?

Note especialmente duas amplas seções de Lucas que apresentam material que não aparece em nenhum outro escrito, a saber, os capítulos 1-2 e 10-19

 

Muito interessante isso não ? então fique pensando no que relatamos neste estudo e daqui a pouco voltamos para dar detalhes dos primeiros capítulos do Evangelho de Lucas

Não saia dai voltamos já...

 

_____________________________________________________

 

propaganda

clips Fernandinho - Pai de Multidões (DVD Uma Nova História)

 

_____________________________________________________-

 

Voltamos e seguimos navegando agora contando detalhes de alguns capítulos deste inicio do evangelho de Lucas.

No capitulo 2 verso 1 o tema fica como Datas baseadas nos imperadores.

Entre os escritos bíblicos somente Lucas se pós uma data aos acontecimentos que descreveu usando como referencia aos imperadores romanos.

Se havia proposto (1 verso 1 ate 4) escrever um relato completo e bem investigado da vida de Jesus, oque indicava também colocar os ditos acontecimentos em seu contexto histórico.

Devido ao censo aqui mencionado, Maria teve que viajar de sua aldeia em seu avançado estado de gravides.

Como resultado, o Messias nasceu em Belem, cumprindo assim a antiga profecia.

No capitulo 2 verso 41 o tema tem como base a infância de Jesus.

A maioria dos programas de celebração de natal usam o evangelho de Lucas como base por sua meticulosidade em base aos feitos do nascimento de  Jesus.

E somente Lucas nos permite deixar uma breve olhada aos primeiros anos da vida de Jesus.

Por esta razão, muitos eruditos creem que Lucas deve ter entrevistado Maria, a mãe de Jesus, durante sua investigação da vida de Jesus.

No capitulo 3 verso 38 o tema muda para Um evangelho para os gentios

O evangelho segundo Mateus traçava as raízes de Jesus ate chegar a Abrahao, pai da raca judia.

Porem Lucas, provavelmente e o único escrito não judeu do novo testamento, enfatizou que as boas novas eram para todas as nações, não somente para o judeus.

Em consistência ao dito proposito, ele estende a linhagem de Jesus ate chegar ao primeiro homem, Adão.

No capitulo 4 verso 26 o tema muda para Duras palavras para os judeus.

O livro de Lucas enfatiza o enfoque e atracão universal do evangelho.

Nas duas historias do antigo testamento que aqui se menciona (no da viúva de Serepta e de Naamam), deus enviou o profeta a fazer milagres em beneficio de estrangeiros (não judeus)

As ditas enfases escandalizou aos judeus, que se viam a si mesmos como único povo escolhido de Deus.

As palavras de Jesu resultam ser inflamatórias que a multidão tratou de matar-lo. Pelo que sabemos Jesus nunca regressou a Nazaré.

 

comentários

 

___________________________________________________________

 

propaganda

clip Gabriel Sertanejo Gospel. Musica= Filho ( Oficial )

 

_________________________________________________________

 

 

despedida, avisos finais

 

______________________________________________________

 

 

fechamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário