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segunda-feira, 30 de maio de 2016

Programa 17 - Lucas capítulos 13 a 23

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Ola, seguimos nosso estudo Navegando através da Bíblia, e neste programa faremos menção aos capítulos 13 a 23.

O tema deste programa e Contestando perguntas difíceis... Porque tantas parabolos ?

Preparado para navegar, então não saia dai , voltamos já...

 

 

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Bloco 02

 

Retornamos e vamos iniciar nossa viagem

O sofrimento ataca como um terremoto, sem advertências, causando uma desolação repentina.

Vinte e nove pessoas morrem ao cair um ônibus de uma ponte.

Um rugido de água procede de um  dique vencido pela força das águas arrasando uma aldeia em que as pessoas estão dormindo, desaparecendo cadáveres como se fora ramos.

Logo vem os choques psicológicos, que frequentemente tomam a forma de pergunta:"Porque permitiu Deus  que acontecera isso ? Que mal fizemos ? Porque permite Deus tal sofrimento ?

Na época de Jesus se ouviam muitos rumores sobre catástrofes: a matança de galileus ordenadas por Pôncio Pilatos e a queda de uma torre (Lucas 13: 1 a 4)

Como e de supor, as pessoas que estavam próximo a Jesus lhes perguntavam sobre estes casos, porem as respostas que ele as dava as confundia ainda mais.

Ele descartava a opinião geral de que estas coisas lhe sucedem somente a pessoas que merecem, e logo lhes devolvia em problemas a quem lhe havia feito a pergunta para formular uma advertência geral (Lucas 13: 4-5 Veja também o que Jó ensina sobre o sofrimento Jó 36:15)

 

O núcleo da questão

 

A resposta de Jesus as perguntas sobre o sofrimento ilustra como tratava ele dos problemas difíceis .

Os lideres religiosos e as pessoas de inclinação filosófica sempre estavam tratando de deter-lo com um arsenal de perguntas.

Pelo geral isto lhes resultava contraproducente, já que Jesus habilmente lhes devolvia a pergunta.

Consciente da multidão que o rodeava, Jesu evitava as longas discussões, enfatizando em seu lugar as necessidade para mudar de conduta.

Sua resposta ia a raiz do assunto em questão, e aos corações dos ouvintes.

Ao ensinar, Jesus frequentemente recorria as parábolas, compactos relatos com uma moral.

O uso das parábolas permitia continuar instruindo a seus discípulos de forma privada, apesar da multidão de observadores (Lucas 8:10)

Ele podia explicar o significado aos discípulos mais tarde, quando estivessem juntos e sozinhos.

As parábolas também ajudavam a preservar a mensagem: anos mais tarde ao refletir sobre oque Jesus havia ensinado, as pessoas recordavam suas parábolas com vividos detalhes.

 

Histórias sensíveis com uma profunda verdade.

 

Lucas, um bom relator de historias, colecionou 18 parábolas que não aparecem em nenhum outro lugar e voltou também a contar algumas das mais conhecidas.

A diferença de Mateus, que enfatiza  as parábolas do reino, Lucas se especializa nas que  tem como protagonista as pessoas: o bom samaritano, a viúva persistente, o filho perdido.

Suas parábolas tratam de temas profundos, porem de uma forma não ameaçadoras.

A forma que Jesus enfrentava as perguntas difíceis se distingue notavelmente da de Paulo.

O apostolo Paulo revestia seus conceitos com linguagens teológicas e dava explicações formais.

Com uma prosa cuidadosa, ele investigava pacientemente palavras tão complexas como perdão e justificação.

Jesus ao falar a uma multidão de milhares, comunicou a mesma mensagem por meio de três historias sucessivas e escalonadas, A ovelha perdida, a moeda perdida e o filho perdido (Lucas 15: 1-32)

Este último relato conhecido entre nos como o Filho pródigo, e conhecido entre os escoceses como O Maravilhoso pai,

Dito relato expressa o núcleo da mensagem de Jesus tão apto como qualquer obra teológica de dez tomos.

 

Uma pergunta vital

 

Que pergunta gostaria  fazer a Cristo pessoalmente ? Tendo em conta de que ele respondia as perguntas difíceis em Lucas, pode você imaginar como responderia as suas ?

 

Pense um pouco , não saia dai voltamos já

 

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Bloco 03

 

Vamos navegar pelos versículos da bíblia agora e discorrer os temas propostos pelo autor e comenta-los

No capitulo 13 verso 32 o tema e Quem tinha o verdadeiro poder ?

Jesus foi executado por autoridades politicas de grande poder, entre as quais se contava o governador Herodes.

Porem, esta declaração de Jesus, feita antes de seu prisão, revela quem tinha o poder verdadeiro.

Jesus descartou a Herodes chamando de cadela, uma expressão judia que se aplicava a uma pessoa inútil, insignificante.

A morte de Jesus em uma cruz não foi uma surpresa para ele, a ponto que aqui ele a chama de minha hora.

No capitulo 15 verso 3 o tema muda para Relatos tanto severos como bondosos.

A coleção de relatos que encontramos nos capítulos 14 e 15 e que somente aparecem  no evangelho de Lucas, demonstram os dois fios da palavra de Jesus.

As severas advertências do capitulo 14 apontam aos orgulhosos, que não veem sua necessidade de Deus nem estão dispostos o custo de seguir-lhe.

As três parábolas do capitulo seguinte demonstram em forma progressiva o limitado amor de Deus pelos que encontram em uma grande necessidade.

Ele esta disposto a perdoar a todos os que se voltam para ele.

No capitulo 16 verso 31 o tema muda para Obstinamente incrédulos

A frase final desta famosa narração sobre o pobre lazaro e também uma patética profecia, ainda que e provável que os ouvintes não se deram conta deles neste momento.

Muitos deles, especialmente os fariseus, se negaram a crer em Jesus mesmo depois dele se levantar da tumba.

No capitulo 18 verso 9 o tema muda para Lucas e os de baixo.

O interesse de Lucas pelos humildes se manifesta claramente nos relatos que ele seleciona, especialmente nos capítulos 18 e 19.

A parábola do fariseu e publicano, por exemplo, estabelece um marcado consistente entre o orgulho e a humildade.

Os relatos seguintes também se centram nos humildes e desprezados: as crianças, um mendigo cego e outro cobrador de impostos.

No capitulo 20 verso 44 o tema muda para Jesus faz uma pergunta

Em meio a muitas perguntas que lhe fizeram, Jesus também faz a sua. 

Esta passagem, que e citata no salmos 110 verso 1, e difícil d entender, porem Jesus pode haver estado corrigindo uma errônea noção sobre o Messias.

Os judeus nacionalistas dessa epoca esperavam um Messias, um filho de Davi do mesmo molde que os grandes reis judeus que haviam derrotado aos inimigos de ISrael.

Porem Jesus demonstra que Davi mesmo reconheceu ao Messias por vir como Senhor, alguem muito maior que um simples rei terrenal.

No capitulo 22 verso 24 o tema muda para Discipulos ambiciosos

Ainda durante  esta comovedora cen, os discipulos cairam em tentacao de preocupar-se por seu ranque ou posicao futura.

Não foi até que depois que Jesus morreu e ressuscitou que eles entenderam a verdadeira natureza do reino que ele tonha vindo trazer.

É um reino baseado principalmente em um poder espiritual e não politico.

No dito reino o maior é o que serve aos demais.

No capitulo 23 verso 35 o tema muda para Quem devia julgar a Jesus ?

Os evangelhos nos contam que quando Jesus compareceu diante da justiça romana, teve umas horas que eles tratavam de passar a outros a responsabilidade de condenar-lo.

A corte judia, o Sanedrim, acusou Jesus de blasfêmia, porem carecia de autoridade para aplicar a pena capital.

Em consequência, os lideres religiosos levaram a Jesus a Pilatos. o governador romando da Judeia.

Para conseguir seus objetivos, transformaram o veredito religioso em um veredito politico, que era o único que podia justificar um castigo romano.

Pilatos demonstrou covardia. Em primeiro lugar, o transferiu o caso a Herodes, que tinha jurisdição sobre o território de onde vinha Jesus.

Herodes tratou de se divertir a custas de Jesus e blasfemou contra ele, e logo o enviou de volta a Pilatos.

Pilatos tratou três vezes de conseguir que os líderes judeus soltassem a Jesus, porem finalmente cedeu a suas reclamações de pena de morte.

 

 

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Consideracoes finais, agradecimentos e despedidas

 

 

 

fechamento

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