Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

quinta-feira, 2 de junho de 2016

:Programa 33 - Romanos 6 a 8

Roteiro do Programa 33

baixe aqui o video


Abertura

Iniciamos o programa Navegando pela Bíblia e neste programa vamos estudar os capítulos 6 até 8 de Romanos
O tema é Uma moderna criança da paz, Deus decide colocar uma ponte sobre o abismo
Será muito interessante analisar a posição do Apostolo Paulo sobre a vinda do Messias para ser a ponte e abrir uma porta de salvação, cumprindo as promessas e profecias do Antigo Testamento
Está preparado, com a Bíblia e seu caderno as mãos, então mais um minutinho e voltamos já

______________________________________________

Deus Fiel - Ministério Sâmella e Daniel (Clipe Oficial MK Music em HD)
propaganda

_____________________________________________

Vamos iniciar nosso estudo Navegando pela Bíblia
O missionário Don Richardson passou vários anos frustantes entre as tribos Sawi de Nova Guiné - Africa.
Havia chegado dos Estados Unidos como antropólogo e Missionário, esperando chegar com a mensagem cristã a esta tribo, cuja cultura era quase da idade da pedra.
Porem sua mensagem chocava uma e outra vez com as insinuações de crenças da tribo.
Os valores cristãos de amor e perdão não atraiam em na aos Sawi, posto que eles consideravam o engano como sua virtude mais alta.
Não viam razão alguma para mudar seus costumes de crueldade e canibalismo. E mais, quando Richardson lhes contou a historia de Jesus. houve um só incidente que despertou o interesse deles: O relato da traição de Judas.
Para os Sawi, Judas era um verdadeiro herói, ele havia se infiltrado no circulo mais intimo dos discípulos antes de se voltar contra Jesus.

Uma cerimonia misteriosa

Cada vez que Richardson tratava de falar de Cristo com os Sawi, o intento fracassava. Finalmente depois de contemplar a decima quarta sangrenta batalha livrada longe de sua casa, Richardson chegou ao fim de sua paciência.
Como poderia ele chegar a um povo tão violento? Decidiu distanciar-se de Nova Guiné, apesar dos Sawi pedir para ele permanecer.
Precisamente antes de que Richardson partira, os Sawi e seus inimigos mortais, a tribo dos Haenam, montaram uma elaborada cerimonia em frente a sua casa. Era um esforço final para convencer ao missionário para que ficasse.
Toda a aldeia se reuniu para observar o sucesso. Todos estavam em silencio exceto a esposa do chefe dos Sawi.
Ela gritou angustiadamente enquanto o chefe tirava seu filho de seis meses de seus braços e o suspendia no ar.
Ato feito, o chefe levou sua filha até onde estava o chefe inimigo e entregou o seu filho nas mãos do inimigo. Um membro da tribo explicou a Richardson que a tribo Haenam lhe daria outro nome a criança e o criaria como se fosse um dos seus.

Ponto de Contato

Richardson sabia que não podia confiar plenamente em nenhum Sawi, dado que qualquer ato poderia ser parte de um elaborado engano.
Porem esse dia memorável ele detectou a unica grande exceção: a criança da paz.
A entrega de seu filho aos inimigos por parte do chefe, este gesto profundo e doloroso, se sobrepunha a qualquer suspeita.
Por mutuo acordo, no entanto o "menino da paz" viveria, não poderia haver guerra entre ambas as tribos.
Uma luz se ascendeu na mente de Don Richardson enquanto contemplava o espetáculo. Ao fim havia encontrado uma analogia - uma historia paralela - incorporada na cultura mesma dos Sawi, que podia transmitir a mensagem de um Deus que perdoa.
Reuniu aos membros da tribo ao seu redor e , com o coração palpitante e garganta ressecada, lhes falou da "criança da paz" de Deus. Deus havia enviado a seu propio filho, Jesus, a viver entre os inimigos, para trazer a paz com a humanidade.

Uma passagem chave

Quisera Paulo sentiu esse mesmo coração palpitante e essa gargante ressecada para apresentar em onze concisos versículos, Romanos 3:21 a 31, o significado da oferta de Deus que havia feito: sua "criança de paz" Jesus.
A primeira parte de Romanos descreveu o abismo entre Deus e o povo. Agora Paulo descreve como Deus colocou uma ponte sobre esse abismo.
Alguns são chamados a esta seção como " A passagem teologia central da Bíblia". Depois de declarar oa feitos, Paulo os fundamenta com provas históricas nos capítulos 4 e 5 , tendo em mente a seus leitores judeus, Paulo sustenta seus conceitos citando os casos de Abraão, Moisés e Adão.
A morte de Cristo, disse Paulo, não é uma nova ideia, uma adição do Antigo Testamento, ao contrario, é o cumprimento da lei, é oque o Antigo Testamento implica e preanunciava.
Como a cultura Sawi, a cultura judia teria sua própria "analogia de redenção"; e todas elas encontraram o verdadeiro cumprimento em Jesus Cristo.

Uma pergunta vital

Você já se sentiu longe de Deus alguma vez?  Leia Romanos 3 a 5 algo que possa ajudar nestas ocasiões.

\__________________________________________


Jairo Bonfim - Ressurreto (Clipe Oficial MK Music em HD)
anúncios

__________________________________________

Retornamos e vamos navegar pelos capítulos que estamos estudando de Romanos de 6 até 8
No capitulo 6 verso 1 o tema é O maior pecado, maior perdão?
Paulo recorre muitas vezes ao seguinte recurso literário: se deteem em meio a argumentação para contestar as objeções ou perguntas que se lhe possam ocorrer ao leitor.
O incrível é que algumas pessoas chegaram a conclusão que Paulo fica horrorizado nesta passagem. Um infame monge russo de princípios antigos, chamado Rasputin, chegou exatamente a essa conclusão: " Pecarei mais para obter um maior perdão", e viveu uma grotesca vida de imoralidade.

comentário livre

__________________________________________

Vitória No Deserto - Aline Barros (Clipe Oficial MK Music em HD)
propaganda

_______________________________________

comentário livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário