Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Programa 35 - Romanos 12 a 16

baixe o programa aqui


Abertura

Iniciamos o programa Navegando pela Biblia e neste programa vamos estudar os capitulos 12 A 16 de Romanos.
O tema do programa é " Uma dificil golpe para Paulo. Deus erra em suas promessas?
Esta pronto, então somente mais um minutinho e voltamos, não saia dai...

_________________________________________

Falando da Bíblia - Pierry & Tielly
propaganda

________________________________________

Haveria algo que cause mais dor a um novo crente que o desprezo de sua familia? Um adolescente se converte a fe Crista. Seus pais reagem de forma negativa.
Desprezam todos os seus intentos de apresentar as belezas da realidade do evangelho. Oque para ela é uma boa nova é considerado por seus pais como uma pessima noticia.
Há alguns novos cristãos que podem dissolver os muros das suspeitas e da hostilidade. Porem outros são tratados como enfermos infecciosos pelos outros membros da familia e obrigados a viver um estado de quarentena emocional.
Qualquer que tenha vivido uma experiencia deste tipo pode entender o agonizante dilema que Paulo enfrentava.
Os membros de sua propria raça, os judeus, desprezavam o evangelho ao qual ele havia consagrado sua vida.

Pode-se confiar em Deus?

O desprezo por parte dos judeus significou um duro golpe para Paulo e ele interrompe sua carta aos romanos para considerar o dilema.
Estes tres capitulos (9 a 11) contem algumas de suas expressões mais duras, incluindo uma oferta de ser separado de Cristo se isso contribuira a salvação de sua raça (9:3).
Os pontos que aqui trata-se tambem tem vigencia para os judeus, já que incluem perguntas basicas sobre Deus. "Deus abandonou o povo judeu, passando por cima as promessas que lhes fizeram no Antigo Testamento?
Se for assim, não poderia tambem faltar as promessas feitas agora para nós?
Para Paulo - um judeu que se denominava a si mesmo como Apostolo dos Gentios( ou seja, aos não judeus)- não havia um problema mais importante para resolver.
Não era possivel descansar ate conseguir  vincular a brilhante teologia que encontramos em Romanos com a atividade passada, presente e futura de Deus a respeito dos Judeus.

Uma pergunta vital.
Romanos 9 a 11 explica como Deus atuou a respeito a um povo que estava decepcionado com Ele: o povo judeu. voce já se sentiu alguma vez  profundamente decepcionado com Deus? Nos comentarios de Paulo poderá ajudar-le a responder suas perguntas?

________________________________________


Andrea Fontes - Chegar do Outro Lado (Clipe oficial MK Music em HD)
propaganda

________________________________________

Retornamos e vamos continuar nosso estudo no livro de Romanos
Nesta parte o tema muda para Problemas práticos, quando os cristãos discordam no tocante ao que é bom e mal.
Muitas vezes a religião é considerada como algo necessario para quem se retrai do mundo real.
Quando não ha nada a fazer, então e chegado  o momento de formular perguntas abstratas sobre Deus.
Esta noção seguramente haveria irritado muito ao Apostolo Paulo, para ele a religião era algo inutil a menos que afetasse a maneira em que as pessoas viviam.
No entanto, ele conclui no mais conciso  livro de teologia  que ha na Biblia com uma consideração bem pratica dos problemas da epoca.

Revolucionarios e irmãos fracos.

O tema da politica aparece em Romanos (13:1-7). Que atitude deve tomar um cristão para com o governo? Na época de Paulo, na que os cristãos tinham que viver debaixo de um regime tirano de Nero, dita pergunta era debatida com ardor, tal como o que é en nossa epoca.
Os cristãos de Roma tambem andavam em desacordo em quanto a qual a conduta adequada para os cristãos (14:1 e 15:4).
Certa pessoa estava segura de que a outra estava no pecado: porem esse "pecador" estava convencido, por sua vez, de que seu acusador era uma pessoa erremediavelmente antiquada e de criterio fechado. " Quem teria razão?"
Os temas especificos trocam de cultura em cultura, porem as linhas traçadas por Paulo sobre as atitudes corretas segue tendo aplicação em todos os casos.
Paulo não viveu como um intelectual solitario na realidade. Aplicou a sua teologia a vida, praticando ao que pregava. E mais, esta excelentissima epistola de Romanos foi escrita enquanto ele viajava reunindo fundos para ajudar as vitimas da fome que reinava em Jerusalem (15:25-27).

Pergunta vital:  Os cristãos no tempo de Paulo discutiam ardualmente temas tais como comer carne, celebrar festas e beber vinho. Que temas debatem os cristãos hoje em dia? Qual deve ser nossa atitude para com os cristãos com quem nos discordamos?

No proximo bloco vamos estudar mais um pouco os versiculos desta etapa e as considerações finais.
Não saia dai, voltamos já

____________________________________________



Kainón - Crente na igreja - Clipe Oficial
propaganda

________________________________________

Vamos aos ultimos pontos e as considerações finais
No capitulo 8 verso 28 o tema é Somente coisas boas?
Com frequencia este versiculo e mal citado, o seu significado e "tirado" para fazer dizer mais do que na realidade diz. O mesmo deve ser lido em conjunto com os paragrafos que se seguem.
Paulo não promete ao crente que somente lhe acontecerá coisas boas ou prazerosas. Oque sim disse que as experiencias dificeis descritas nos versiculos 35 ao 39 podem ser usadas para nosso bem dentro do plano geral que Deus esta levando a cabo.
Tambem afirma que nada poderá separarnos do amor de Deus.
No capitulo 11 verso 11 o tema muda para O futuro dos judeus
Nos capitulos 9 e 10, Paulo com dor que, em terminos gerais, os judeus nos hãocrido em Cristo. Apesar de todas as vantagens de que desfrutaram e que consta na historia do Antigo Testamento, eles tropeçavam em. "a pedra de tropeço" (9:33).
No capitulo 11, Paulo analisa essa historia e perguta se havera sido util. "Chegaram os judeus a crer em cristo algum dia? Foi produzido sua tragica experiencia alguma vantagem para o resto do mundo?"
Este capitulo demonstra claramente o amor eterno de Deus por seu povo escolhido. Paulo termina esta seção com um arranque poético, celebrando a misteriosa maneira de atuar que Deus exibe na Terra.
No capitulo 13 verso 1 o tema muda para Os primeiros cristãos e o imperio
Durante a maior parte de seu ministerio, Paulo se viu beneficiado pela proteção legal do imperio romano. A primeira geração de cristãos recebeu a mesma liberdade de culto e proteção legal de que gozavam os judeus.
Porem, tão logo, imperadores tais como Nero se voltaram com ira contra os cristãos, torturando e matando a milhoes deles, provavelmente até Paulo mesmo. A historia demonstra que a maioria deles seguiu o dificil conselho de Paulo nesta passagem, negando-se a lançar-se contra o governo apesar de todo a hostilidade que demonstrou ser.

Contario final


fechamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário