Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Programa 36 - Romanos 15 e 16

baixe este programa



Abertura

Iniciamos o nosso programa Navegando pela Biblia e seguimos os estudo final do Livro de Romanos nos capitulos 15 e 16.
O tema deste programa e "Problemas práticos" quando os cristãos não concordam quanto ao que é bom e quanto ao que é mal.
Esta preparado, então mais uns minutos e vamos iniciar nosso estudo, voltamos ja

____________________________________________

Kleber Lucas - A Cruz Vazia (Clipe Oficial MK Music em HD)
Propaganda

____________________________________________

Vamos iniciar nosso estudo final do livro de Romanos
Muitas vezes a religião é considerado algo como necessario para quem se retraia do mundo real. Quando não há nada que fazer, então é chegado o momento de formular as perguntas abstratas sobre Deus.
Esta noção seguramente haveria inritado muito ao Apostolo Paulo. Para ele, a religiao era algo inutil a menos que afetasse a maneira que as pessoas vivam. No entanto, ele conclui o mais conciso livro de teologia que há na Biblia com uma consideração bem pratica com os problemas da epoca.

Revolucionarios e irmãos fracos

O tema da politica aparece em Romanos (13:1-7). Que atitude deve tomar um cristão para com o governo? Na epoca de Paulo, em que os cristãos tinham que viver debaixo de um regime tirano de Nero, dita pergunta era debatida com ardor, tal como o é em nossa epoca.
Os cristãos de Roma tambem  andavam em desacordo no tocante a conduta adequada para o cristão (14:1 e 15:4). Certa pessoa estava segura de que a outra estava pecando: porem esse "pecador" estava convencido, por sua vez, de que o acusador era uma pessoa irremediavelmente antiquada e de criterios errados. Quem teria razão?
Os temas especificos mudam de cultura em culturam porem as linhas traçadas por Paulo sobre as atitudes corretas seguem tendo aplicações em todos os casos.
Paulo não viveu como um intelectual ilhado na realidade. Aplicou sua teologia a vida pratica, praticando oque pregava. E mais, esta excelsa epistola aos Romanos foi escrita enquanto ele viajava reunindo fundos para ajudar as vitimas de fome que reinava em Jerusalem (15:25-27).

Pergunta vital: Os cristãos do tempo de Paulo discutiam arduamente temas tais como comer carne, celebrar festas e beber vinho. Que temas debatem hoje em dia? Qual deve ser nostra atitude para com os critãos com quem nos deparamos?

______________________________________________

Nani Azevedo - Casa do Oleiro (Video Oficial)
Propaganda

______________________________________________

Retornamos e vamos estudar este ultimos capitulos do livro aos Romanos
No capitulo 14 verso 2 o tema esta como "Quem e forte e quem é fraco"
Segundo Paulo, um irmão fraco é um crente novo que necessita de muitas regras e diretivas. Os cristãos da epoca de Paulo discutiam temas como o vegetarianismo, a consumação de carne sacrificada a idolos e as celebrações das festividades pagas.
O conselho de Paulo, tanto para os cristãos fracos como aos cristãos fortes de seu tempo, tem vigencia para as pessoas de todas as culturas que discute temas problematicos. Em outros lugares Paulo se dirige aos legalistas cristãos fortes que, apesar de ser, insistem em manter muitas regras e diretivas.
No capitulo 15 verso 26 o tema muda para Paulo recolhedor de ofertas.
Paulo escreveu em Romanos por quanto viajava para reunir fundos para ajudar as vitimas de fome que reinavam em Jerusalem. Outra carta (2 Corintos 8) aponta mais detalhes desta missão de misericordia a favor dos judeus que residiam naquela cidade.
Esta atividade de Paulo serviu como exemplo de unidade de uma igreja que então estava composta por judeus e gentios, esta unidade era muito necessaria entre os grupos que iam se desgarrando pelas divisões descritas no capitulo 14.

________________________________________________

PG - Eu Permanecerei (Clipe Oficial) [Álbum S.E.T.E] 
Propaganda

________________________________________________

Iniciamos o ultimo bloco e vamos continuar nosso estudo na ultima parte do Livro de Romanos
O tema final fica como A maior carta de missões e oração jamais escrita
Todo viajante que esteja andando pelo mundo sabe que uma viagem de milhares de quilometros demanda um plano e uma preparação minuciosa. O viajante necessita preparar os fundos necessarios para cobrir seus gastos, deve preparar o intinerario , comunicar-se com os lugares  longes e fazer tudo isso com grande antecipação de sua partida.
Se tais preparações são importantes para quem vai viajar umas poucas semanas, quanto mais crucial tem que ser para o missionario ou imigrante que pensa em viver meses ou anos em um pais estranho!

Um pedido de ajuda da parte de um viajante internacional

Paulo não só era o maior missionario de seu tempo, senão tambem um experimentado viajante internacional. Em Romanos 15:9 ele declara que já tinha decorrido a maior parte do Imperio Romano dando a conhecer as Boas Novas a qualquer que esteja disposto a escuta-la.
No principio de sua carta aos cristão romanos (1:10-15) e novamente ao fim da semana (15:22-29), Paulo lhes revela que um dos mais importantes propositos de sua carta era preparar o caminho para sua antecipada visita a Roma.
Paulo esta interessado não somente em que os Romanos estejam prontos para recebe-los a ele e sua proclamação das Boas Novas, senão ainda mais em que os cristãos romanos estejam prontos  para ajudar-les em sua organizada missão a Espanha.
Toda carta pode ser lida como um argumento destinado a convencer aos cristãos romanos para que sustentam a nova empreitada de Paulo como apostolo aos Espanhois.
Ao explicar o sistema fundamental da salvação com tantos detalhes, Paulo esta apresentando a necessidade de que os nativos da Espanha ouçam o evangelho, ponham sua confiança em Jesus e recebam a justiça de Deus. Por outra parte, ao enfatizar a relação dos gentios para com as promessas que Deus fez ao povo judeu, Paulo apresenta a necessidade que tem os gentios espanhois de aprender sobre as Boas novas, tal como os romanos tinham ouvido e aprendido.
"Como ouvir se não ha quem os ensine? E como ensinarão se não forem enviados? Como esta escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam a paz, aos que anunciam as boas novas.!"(10:14-15)
É assim que a carta aos Romanos vemos a Paulo, viajante internacional, missionário, resgatador de ofertas e perito teologo, transformar-se em Paulo, o recrutador, recrutando a igrejha de Roma para que se una a sua tarefa. Ele pede que o ajude (15:24), e que lhe ajudem a recriar-se (15:32).
Até o ponto de seu ministerio, Paulo havia sido comissionado e sustentado pela igreja de Antioquia. Sem duvida, ao estar na Espanha situada no extremo ocidental do que se considerava como o mundo conhecido e civilizado, Paulo se dava conta de que necessitava a ocasião dos crentes que viviam com o coração do imperio.

Comentario

Para finalizar fica uma pergunta vital
Se necessitada ter asiociados cristãos que hoje em dia levam i evangelho a lugares longe, tal como necessitou Paulo? De que forma nos ajuda hoje o livro de Romanos a sustentar a quem prega as boas novas em lugares longiguos?

___________________________________________________

fechamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário