Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Programa 38 - Primeira aos Corintos 6 a 13

baixe o programa


abertura

Iniciamos nosso estudo Navegando pela Biblia e seguimos na primeira carta aos corintos agora nos capitulos 6 ate capitulo 13
O tema deste programa Como uma furiosa carta a partir de casa. Uma merecida repreensão de parte de um filho afligido.
Esta preparado, então espere mais um pouquinho e iniciamos nosso estudo, não saia dai voltamos ja

_________________________________

Quatro por Um - Um Deus Tão Grande - (Clipe Oficial MK Music em HD)
propaganda

________________________________

Iniciamos nosso estudo agora na primeira carta de Paulo a corintos.
Imagine a um jovem vivendo em colegio internado. A vemos em um corredor de dormitorio, em meio de uma mare de companheiros que conversam e circulam. Em dois minutos começara a proxima aula.
Porem para ela o tempo esta parado. Acaba de abrir uma carta de doce paginas, com sinais de lagrimas, procedente de seus padres.
O carater da carta o supreende. Seus pais são, no geral, reservados e nos dados estalinhos emocionais. Suas cartas são quentes e amistosas. Porem não esta vez.
Por algum meio se ha interado de sua recente no colegio, longe do lugar, e se sentem muito feridos. COm uma torrente de palavras derramam seus sentimentos por ela e sua profunda decepção.
Primeira carta de Paulo aos Corintos reflete o mesmo tom: é uma regressão familiar, bem merecido, da parte de um pai afligido. "Não escrevo isto para nos vergonhar", dice Paulo, "senão para admoestar como a filhos meus amados" (4:14).

Mudado estado de animo de Paulo

Nenhuma outra carta do Novo Testamento exibe uma gama tão ampla de emoções de Paulo. Custeando pessoalmente seus gastos, Paulo havia investido 18 arriscados meses em Corintos. Porem logo seus rebeldes filhos haviam lançado ataques pessoais em contra.
Paulo reage como a quaquer pai ao ser informado pela primeira vez a escandalosa conduta de seu filho. Seus estado de animo em Primeiro Corintos vai a ira ate a verginha, da pena a indignação.
No capitulo 3, por exemplo, começa com uma repreensão aos filhos de Cristo. Isto nos leva a um mordaz sacarsmo (4:8), que se dissolve eventualmente transformando-se no terno jogo de um pai espiritual.
Seis vezes no capitulo 6 Paulo pergunta: Não sabeis...? Finalmente, já no capitulo 7, ele chega a perguntas praticas que haviam dado pé a sua carta em primeiro lugar.

O apostolo Paulo tem uma formidavel educação no campo da logica, no que permita entretener habilmente na historia e na filosofia. Porem tambem se preocupava  pelas igrejas de sua missão como fazia um pai. Lhe perguntava incisivamente aos corintos: "Irei a voces com varas, ou com amor e espirito de mansidão? (4:21)
Em sua carta vemos um pouco de ambas as coisas.

"Se algo pode sair mal, saira mal", este principio zombeteiro, conhecido como a lei de Murphy, é citado por economistas, equipes deportivas e prefeitos de grandes cidades. Algo ha na natureza humana que garante que nada resulta como estava planificado.
E a igreja de Corinto é um triste exemplo da lei de Murphy.
Não se pode negar que os cristãos de Corinto começaram sua vida cristã com o vento em contra. Imagine=se numa igreja composta de conversos composto de convertidos que haviam sido idolatras, adulteros, afeminados, ladrãos, bebados e enganadores (6:9-11).
Essa congrehação, formada por gente de tais antecedentes, logo se encontrou deante de grave problemas. Paulo enfrentava um colossal desafio: sua primeira tarefa era convencer a esta gente de que atividade sexual que havia sido parte de um culto diario de sua antiga religião era uma imoralidade.

Problemas locais e universais

A primeira carta aos corintos traz a cuidadosa resposta de Paulo a ditos problemas, alguns dos quais lhe haviam sido apresentados por meio de uma carta (7:1).
Muitas de suas respostas tem que ver diretamente clm a situação de Corintos. Por exemplo, em dita cultura, tal como sucede nos paises mulsumanos hoje em dia, o uso ou não do veu era um assunto de importancia para as mulheres (11:3-10)
Comer carne sacrificada aos idolos pagãos tambem inquietava a alguns dos novos cristãos (10:18-33)
Porem outros problemas considerados aqui aparecem em todas as culturas: divisões na igreja, demandas judiciais, imoralidade, a vida celibataria, o alcance das liberdades cristãs, diversos pontos de vista sobre de como levar a cabo o culto, o enfoque adequado sobre o falar em linguas e da manifestação de outros dons espirituais.
Não todo transtorno que apareceu em Corintos voltará a aparecer na igreja de hoje em dia, porem os principios que Paulo declara tem vigencia para nossas imprevisivel experiencias com a lei de Murphy.

Fica uma pergunta vital:

Traga a mente as pessoas mais do estilo de Corintos que voce conhece. Logo imagine, se algum deles se converterem, que problemas encontrariam?

_____________________________________

Propaganda
Sonhador - Clip de André e Felipe - Sertanejo Gospel

_____________________________________

Retornamos e vamos estudar os capitulos desses capitulos
No capitulo 5 verso 5 o tema fica como Entregando a Santanas
A forte linguagem utilizada neste versiculo tem um paralelo biblico em 1 Timoteo 1:20. Para Paulo, expulsar a alguem da igreja e provalo dos provilegios cristãos significava lança-lo ao mundo governado por Satanas. Em ambos os casos, no entanto, Paulo enfatiza que esta ação tem a intensão  de dar-le uma lição ao transgressor.
No capitulo 6 verso 12 o tema fica como Slogam de Corintos
Na frase "todas as coisas me são licitas",  e outras que aparecem nesta seção,  parecem ser licitas que os Corintos haviam usado para justificar sua conduta desfreada.
Paulo não refuta os planos de suas ideias, senão que prefere sinalar os efeitos finais de seus excessos.
No capitulo 7 versos 25 o tema é As opiniões pessoais de Paulo.
Ao falar do espinhoso tema do celibato e do matrimonio, Paulo distingue cuidadosamente entre sua opinião pessoal e a clara revelação de Deus. Explica no versiculo 29 as razões que levaram a tais conclusões.
No capitulo 9 verso 22 o tema esta como Exemplo positivo e negativo
Depois de considerar os problemas especificos que haviam aparecido na igreja de Corintos, Paulo da dois exemplos tomados de situações reais. O primeiro, positivo, assinala a atitude dos apostolos. Ainda teriam certos direitos e liberdades, no insistiram neles.
Ao contrario, se acomodaram aos costumes das pessoas que os rodeavam para ganhar-los para o evangelho. AO contrario, os antigos israelitas (capitulo 10) haviam cedido consistentemente ante suas proprias debilidades. Paulo insta aos Corintos a seguir seu proprio exemplo, não e dos israelitas (11:1),
No capitulo 11 verso 5 o tema é As mulheres de Corintos
No Oriente medio, a mulher que aparecesse em publico com o rosto descuberto, sem um veu, estava indicando sua duvidosa moralidade. Alguns paises mulçumanos retem ainda hoje os costumes de fazer com que a mulher cubra o rosto.
O conselho de Paulo tem a ver diretamente com a situação cultural de Corinto, onde mulheres revoltosas desordenavam os cultos.

________________________________________

Voices - Aguenta Firme - (Clipe Oficial HD MK Music)
Proáganda

_________________________________________

considerações finais


fechamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário