Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Programa 39 - Primeiros aos Corintos 14 a 16

baixe este programa


Abertura

Iniciamos nosso programa Navegando pela Bíblia e estamos estudando os últimos capítulos da Primeira Carta de Paulo aos Corintos dos capítulos 14 até o 16.
O tema deste programa é "As lições tomadas do corpo humano", o corpo necessita do olho e o olho necessita do corpo.
Esta preparado para este estudo de hoje, então espere mais um pouquinho e voltamos já

_________________________________________

Agora Sonho - Ministério Nova Jerusalém - PLAYBACK COM LETRA
propaganda

__________________________________________

Pode você lidar a viver sem os olhos? Claro que não, porem tem que adaptar-se. Deve apoiar-se mais nos outros sentidos e depender de seus amigos, ou de um cão guia, o contar com a ajuda adicional.
No entanto, apesar de todas as adaptações que você faça, seu corpo seguirá incompleto sem seus olhos. Você ficara sem dor, sem o desenho e sem todo o deleite visual que este mundo oferece.
Um corpo sem olhos é viável, porem um olho sem corpo é inimaginável. Os mais formosos olhos do mundo, se estão separados do corpo, resultam sem vida e imuteis. Os olhos necessitam um corpo que lhes proverá sangue e que receba impulsos nervosos.

Muitas partes, funcionando todas juntas

No capitulo 12, Paulo de uma hábil lição de anatomia, com um proposito explicito. Mediante a comparação dos membros da Igreja de Cristo com as partes do corpo humano, ele destramente explica duas verdades complementares que os corintos não haviam alcançado a compreender.
Eles disse que qualquer parte do corpo - digamos um olho ou um pé - faz um valioso aporte para todo o corpo.
Quando um só membro falta, todo o corpo sofre. Por outra parte, prossegue Paulo, nenhum membro pode subsistir ilhado no corpo. Na solidão, um olho não serve para nada. Todas as partes devem cooperar para formar um corpo único e unido.
Paulo se baseou nestas comparações corporais para explicar tanto a diversidade como a unidade dos seguidores de Deus.  A analogia do corpo é tão adequada que ele se refere a mesma duas dezenas de vezes em suas diversas cartas. Se converteu em seu modo favorito de descrever a igreja.

Enfases na unidade

Uma igreja tão diversa como Corinto se dava conta naturalmente que as diferenças entre os distintos membros, assim que a carta de Paulo lhes escreveu enfatizou o aspecto de unidade da analogia. Como pode pessoas tão diferente colaborar em um corpo espiritual? Ele contestou esta pergunta em sua lirica descrição do amor no capitulo 13.
Depois dessa declaração tão eloquente, se dedicou a considerar os diversos dons do amor dos corintos.
Os capítulos 12 e 14 enfocam temas que preocupavam a variada igreja de Corinto e que todavia perturbam a igreja de hoje. A solução, tanto em nosso tempo como em de Paulo, esta em cada pessoa respeite aos demais membros do corpo e que receba direção de Jesus Cristo, o cabeça.

O maior de todos os perigos

A maioria dos problemas apresentados pela igreja de Corinto tem a ver com a conduta pessoal. Depois de ocupar-se de cada um dos ditos problemas, Paulo se dedicou a uma questão final, um assunto de doutrina. Algumas pessoas da igreja questionavam a crença crista na vida depois da morte. A morte, diziam eles, é o fim.
Muita gente tem questionado a vida depois da morte. Nos dias de Jesus, uma seita judia, a dos Saduceus, negavam a ressurreição dos mortos. Porem há oque duvidam, entre eles, muitos dos muçulmanos negros (seita estadunidense), os budistas, os marxistas e a maior parte dos ateus, porem Paulo considerou o tema da vida depois da morte como um assunto mais explosivo da igreja de Corinto.

Cristãos dignos de lastimas

Se não ha vida futura, entronou Paulo, toda a mensagem cristã seria uma mentira. Ele não teria razão para alguns para continuar seu ministério, a morte de Cristo havia significado gue derramado inutilmente e os cristãos seriamos os mais dignos de lastima de todos os homens.
No capitulo 15 entrelaça as fêmeas da fê cristã sobre a morte. demonstra cini a morte é finalmente derrotada e se transforma não em um fim, senão no principio. Alentado por este triunfante toque de clarim, o apostolo Paulo resume seu conselho a dos corintos com um ressonante desafio: Estai firmes.

fique agora com uma pergunta vital

Qual dos argumentos de Paulo no capitulo 15 lhe resulta mais conveniente? Como lhe afeta  a crença na vida depois da morte?

_____________________________________________

propaganda
clip

_______________________________________________

Retornamos e vamos estudar mais estes últimos capítulos
No capitulo 14 verso 2 o tema é Falar em linguás
1 Corintos capitulo 12-14 contem ensinos mas completa do Novo Testamento sobre os dons sobrenaturais tais como a saudê e falar em línguas. Paulo enfatiza duas preocupações: (1) Os dons sensacionais não se deve conceder maior rango do que na realidade tem (o capitulo 12 enfatiza a superioridade do amor) (2) Estes dons devem  levar ao desenvolvimento de um culto ordenado e decoroso, e não a confusão.
Os corintos pareciam levar todas as coisas ate o ponto de excesso - ja fosse no ambito da imoralidade na celebração da santa ceia ou no exercício dos dons espirituais.
No capitulo 16 verso 1 o tema é Recordando aos pobres
A profunda preocupação de Paulo pelos pobres de Jerusalem aparece com frequencia no Novo Testamento. Aqui ele menciona a oferta que deve conseguir, e tambemo faz em Romanos e em 2 Corintos.
Ele sabia que uma seria preocupação pela igreja mãe em Jerusalem faria muito a favor da unidade entre os crentes judeus e gentios.

_________________________________________________

Clip
Propaganda

___________________________________________________

comentario livre

Fechamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário