Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Programa 41 - Segunda aos Corintos 10 a 13

baixe nosso programa

 

Iniciamos nosso programa Navegando pela Bíblia o  estudo no segundo livro de Paulo aos Corintos agora nos capítulos 10 até 13, terminando este livro neste programa
O tema do programa é "Não esqueça dos pobres. Uma carta de Paulo solicitando fundos.
Esta preparado para navegar em mais este livro, então espere mais um pouquinho e voltamos já

_______________________________________

Andrea Fontes - João Viu (Vídeo Oficial)
propaganda

______________________________________

A segunda carta aos Corintos nos apresenta uma solicitação direta de fundos (capítulos 8 e 9). Os informes indicam que os cristãos judeus que viviam próximo a Jerusalém estavam a borda da inanição.
Paulo viu nas crises uma brilhante oportunidade para que os cristãos gentios estenderam sua mão em gesto compassivo e demonstram sua unidade espiritual com os cristãos judeus.
Paulo fez uso desta oportunidade para ensinar aos novos cristãos a obrigação e o privilegio de ofertar.

Praticando oque prega

Nestes capítulos, Paulo esboça uma filosofia da oferta cristã, proporcionando a Jesus como modelo. Explica a media de tal doação e a atitude de quem a doa. Chega inclusive a exercer certa pressão, citando o exemplo de cristãos de menores recursos dos Corintos (8:1-6 e 9:1-5).
Esta breve passagem sobre o ato de ofertar demonstra o caráter global dos interesses de Paulo. Ainda, enquanto estava recuperando todavia de um trauma pessoal, havia aceitado fazer cargo de uma campanha massiva de arrecadação de fundos a favor dos necessitados de Jerusalém. 
Mais tarde, enquanto estava ocupado no dito projeto, fez um ato de pausa para escrever uma carta de grande profundidade teológica, a Epístola aos Romanos (Romanos 15:25 e 26). Porem sua pericia acadêmica não diminuía seu entusiasmo por amor do cristianismo pratico, sua preocupação pelas vidas não deslocou a sua preocupação por seus corpos famintos.

Paulo disse Basta

O versículo 1 do capitulo 10 exibe uma dramática mudança de tom. Os primeiros nove capítulos mostram principalmente o alivio de Paulo ao ver os alentadores sinais presentes em Corintos. Porem estes últimos quatro capítulos deixam claro que a hostilidade todavia persistia. E mais, há quem tenha chegado a supor que esta seção foi tomada da carta dolorosa a que Paulo se referia anteriormente (2:4).
Quem era seus protagonistas? Um retrato deles vai aparecendo a medida que ele recompila todas as acusações as que Paulo responde ao longo da carta. No fundamental, se tratava de desordeiros. Antes os olhos deles, Paulo não podia fazer nada bem. 
Os inimigos de Paulo o haviam atacado por não visitar-los segundo sua promessa, no entanto, quando o havia feito haviam murmurado dizendo: "A pessoa chama muito pouco a atenção, e seu modo de falar não serve para nada" (10:10). Não haviam criticado por não aceitar um salario e logo insinuavam que fazia mal uso dos fundos (8:20 e 11:7-9).
A estes grandes apóstolos (11:5), Paulo lhes parecia menosprezando e a sua vez escorregadio, demasiado escrito e a sua vez mundano. Alguns até chegavam a insinuar que não estava em seus sensatos (5:13).

Uma ressonante apelo em defesa própria

Alguem pode ouvir a Paulo disse "BASTA!", e ver-lo puxar para cima para responder aos cargos que se lhe fazem. Insiste em que o que esta em jogo é o futuro mesmo da igreja de Corinto, e não somente sua reputação pessoal. "Que sente?" Sente algo similar aos acessos zelos de um pai que se ve com sua filha esta sendo seduzida e separa-la de quem a verdade a ama (11:2-3).
Estes quatro notáveis capítulos demonstram a apaixonada natureza de Paulo. Frustado diante da necessidade de ter que defender-se, ele quase gagueja em sua escrita.Esta decidido a convencer aos Corintos de que o que move é um desejo de servir a Deus, e não algum designo de dinheiro e poder. Durante sua defesa ele menciona um assombroso catálogo de sofrimentos físicos e revela detalhes íntimos de sua vida espiritual, inclusive um episodio que todavia permanece nas nevoas do mistério (12:1-6).
Julguem vocês mesmos, parecia dizer Paulo, dirigindo-se tanto aos corintos como a nós. Considerem minha vida e decidam: "A quem sirvo, na realidade?".

Uma pergunta vital

Tem sido você acusado falsamente de algo? Como reagiu diante de seus acusadores?

____________________________________________

propaganda
Asaph Borba - Enche-me de Ti (Clipe Oficial) [Álbum Profetiza]

____________________________________________

retornamos e vamos dar detalhes dos capítulos que estamos estudando
No capitulo 11 verso 24 o tema muda para As muitas provas de Paulo.
O livro de Atos registra muitas das aventuras do Apostolo Paulo, porem esta passagem demonstra que também ocorrem muitos outros desastres. " Quarenta chicotadas menos uma" era o castigo máximo permitido debaixo da lei judaica. 
E cinco vezes Paulo havia sido julgado e sentenciado pelos judeus a causa de suas atividades como cristão. Ademais, ele havia sido posto em prisão varias vezes debaixo da lei romana, e em ocasiões havia sido açoitado com vara (um castigo ilegal para um cidadão romano como a era de Paulo).
No capitulo 12 verso 7 o tema muda para O aguilhão na carne de Paulo.
Os estudiosos bíblicos não concordam em quanto a natureza precisa do aguilhão de Paulo. Alguns sugeriram alguma aflição física, tal como uma enfermidade da vista, malaria, ou epilepsia. Outros os interpretam como uma tentação espiritual, ou a oposição constante de seus inimigos judeus. A bíblia não da nenhuma evidencia clara da natureza exata desta aflição. Não obstante, Paulo sublinha que Deus permitiu que o aguilhão subsistisse, apesar de suas orações pedindo alivio, para ensina-lhe uma importante lição da graça e da dependência.
Esta conclusão é um eco do sofrimento dos Corintos, pensamentos que aparecem no capitulo 7.

____________________________________________

Banda e Voz - O Mover Do Espírito (Clipe Oficial MK Music)
propaganda

__________________________________________

comentário livre

fechamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário