Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Programa 43 - Galatas 5 e 6

baixe este programa aqui


abertura

Iniciamos nosso programa Navegando pela Bíblia e continuamos estudando o livro de Galatas nos capítulos 5 e 6, finalizando este livro
O tema é O legalismo. Existe algo que podemos fazer para que Deus nos ame mais?
Esta pronto, então espere mais um pouco e retornaremos, não saia dai

___________________________________________________

Marina de Oliveira - Jesus Volta Logo (O Céu Se Abre) (Clipe Oficial MK Music)
propaganda

__________________________________________________


Retornamos e vamos iniciar nosso estudo do livro de Gálatas
Antes de sua conversão, Paulo foi um dos mais consagrados legalistas do mundo. Judeu leal ate o fim, torturou aos cristãos que saiam do marco da tradição judia para seguir a Cristo. Se alguma pessoa tivesse podido chegar a Deus mediante a obediência a lei, então ele, o fariseu estrito, o tivesse conseguido.
Porem em Galatas, a critica violentamente a ideia de que o amor de Deus possa verse condicionado pela quantidade de regras que nós possamos obedecer. O legalismo é como uma jaula: somente pode condenar as pessoas e encerrada detrás dos bares. Tal como assinala Paulo, ninguém tinha podido obedecer perfeitamente as leis de Deus, e todos os que intentam terminam no fracasso (3:10-11).

Sem condições previas 

Os capítulos 3 e 4 estabelecem marcantes contrastes: um preso e homem livre, uma criança debaixo de cuidados de outros e um adulto. Não atuam como um escravo ou como criança, disse Paulo. Atuam como uma criança privilegiado, como o herdeiro de uma grande fortuna!
Gálatas tem sido chamado "A carta magna da liberdade cristã". Estai firmes na liberdade com que Cristo nos fez livres, declara Paulo (5:1). Galatas ensina que não ha nada que possamos fazer para que Deus nos ame mais - ou menos. Não temos que ganharmos o amor de Deus seguindo como escravos certas regras preestabelecidas.
Martin Lutero disse que Galatas era minha própria pequena epístola. Fiquei comprometido com ela, é minha Kate Von Bora (a esposa de Lutero). Este breve livro proclama que Deus ha brindado seu amor livremente, sem condições previas. Nunca devemos deixar de admirarmos das tremendas implicações dessa verdade, nos disse Galatas. É evidente que Paulo não fez.

_________________________________________________

propaganda
Me Leva - Território Samba - Part. Biorki (Shekinah Rap) Samba gospel.

________________________________________________

retornamos e vamos seguir o estudo do livro de Galatas. O tema esta agora como Paulo contra ataca, quando a liberdade se volta perigosa.
Com o passar dos anos, Paulo se deu conta dos desonestos médios que usavam suas oposições para socar-lo. Galatas nos mostra um claro exemplo de sua resposta a seus críticos.
Em primeiro lugar, Paulo respondeu a seus ataques pessoais, Alguns haviam questionado seu direito a ser chamado apostolo. Nos capítulos 1 e 2, Paulo insiste que ele recebeu o evangelho diretamente de Deus. Por outra parte, ele reunia todos os critérios que se usavam para definir a um apostolo.
Os capítulos 3 e 4 tem que ver as ideias de Paulo. Se havia separado o demasiado das leis e costumes do Antigo Testamento? Alguns davam a entender que Paulo pregava um evangelho incompleto. Ele respondeu a tais objeções com uma analises cuidadosamente rezoavel do Antigo Testamento colocando debaixo da lupa de Abraão, o pai da raça judaica.

Que fazer com a liberdade?

A seguir Paulo se dedica a assuntos mais práticos. Enfatizar a liberdade, em vez das regras, os punha em situação vulnerável. Não desembocava sua forte enfases na liberdade em uma conduta pouco moral? Para responder a esta pergunta, ele põe fim a Galatas, uma carta dedicada a liberdade cristã, com uma advertência.
Para oqeu nos liberou a Cristo? pergunta a Paulo. Para facilitarmos uma vida de orgias, bebedeiras e feitiçaria? Por conseguinte que não. Cristo nos livrou de ter que preocuparmos sobre se estamos fazendo o suficiente, por favor de Deus, e também de seguir inutilmente formalismos superficiais. Porem teremos que usar a liberdade para servirmos uns aos outros em amor e para viver uma vida cheia do Espirito.
Exaustos ja seus argumentos e emoções, Paulo chega a conclusão de que: Nem as circunstancia vale nada, muito menos a incircuncisão, senão uma nova criação (6:15).
O preso posto em liberdade, o escravo liberado, o rico fruto de uma arvore viva - todas essas imagens de Galatas comunicam um concerto de vida, uma vida abundante no Espirito de Deus, facilmente al alcance de todo cristão.

Uma pergunta vital

Leia as qualidades que caracterizaram a vida no Espirito e que encontramos em 5:22-23, caracterizavam elas sua vida?

________________________________________________

Nani Azevedo - Casa do Oleiro (Video Oficial)
propaganda

______________________________________________

comentário livre

Fechamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário