Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Programa 48 - Primeira Tessalonicenses

BAiXAR ESTE VIDEO

Abertura

Iniciamos nosso programa Navegando pela Bíblia e agora estudaremos a primeira Epístola de Paulo aos Tessalonicenses
O tema do programa é Onde estava o segredo do exito de Paulo? O apostolo de preocupa por uma cidade que uma vez o expulsou.
Esta preparado, então mais um minutinho e retornamos

________________________________________________

clip Desafio No Deserto - Michelle Nascimento (Clipe Oficial MK Music em HD)
propaganda

______________________________________________

Retornamos e vamos estudar a Primeira Epístola de Paulo aos Tessalonicenses
Um evangelista contemporâneo se lamentava: "Quando o apostolo Paulo visitava uma cidade, seus residentes iniciavam distúrbios; quando eu visito uma servem refrescos". A igreja de Tessalônica, como muitas das igrejas de Paulo, nasceu em meio de violentos distúrbios.
Um irado povoado se sentiu ofendido pela obra de Paulo e o expulsou da cidade, acusando-o de "perturbar o mundo inteiro" (Atos 17:6).
Pelo geral, as pessoas não causam distúrbios sem alguma boa razão e no caso de Paulo o tinham. Em quase todos os lugares que visitava, brotava uma igreja entusiasmada, que causava zelos as instituições judaicas e romanas.

Um pai preocupado

Esta carta, a primeira dos Tessalonicenses, nos da importantes indicios sobre de que era oque fazia que Paulo fora tão eficaz em sua tarefa de fundar igrejas. Reconhecida como uma das primeiras cartas de Paulo, provavelmente haja sido escrita lá pelos anos 50 ou 51 de nossa era e nos da um relato em primeira mão da relação de Paulo com uma igreja missionaria uns 20 anos depois da partida de Jesus.
Alguém lhe perguntou uma vez a mãe de João e Carlos Wesley, qual de seus dez filhos amava mais. Contestou, "Ao mais enfermo até que se cure, ao que esta longe de casa até que regresse". Se alguém lhe tivera perguntado a Paulo qual a igreja lhe preocupava mais, provavelmente tivera respondido, A que mais problemas tem até que esteja saudável, e aquela da qual esteja separado mais tempo, até que regresse.
Quando Paulo viveu com os tessalonicenses, foi amável e afetuoso, "como a enfermeira que cuida com ternura a seus próprios filhos" (2:7). Mais tarde, longe deles, os escreveu como se somente os tivera em mente a eles todos os dias. 
Em 1 Tessalonicenses, louva seus pontos fortes, se preocupa pelos informes sobre suas debilidades, e da graça de Deus continuamente por seu progresso espiritual.

Se poem na tela o juizado os motivos de Paulo.

Algumas pessoas da igreja havia começado a colocar na tela de juízo os motivos de Paulo, assim que ele começa sua carta com um cuidadoso repasso de sua obra entre eles. Naqueles tempos, os mestres itinerantes da religião e filosofia buscavam suas vantagens. 
Paulo recorda aos Tessalonicenses que ele havia trabalhado dia e noite para evitar transformar-se em uma carga econômica para eles. Tambem se toma seus tempo para explicar-lhes que sua ausência de Tessalônica era inevitável.
Primeira carta aos Tessalonicenses se destaca de quatro cartas que lhe procedem em que, a diferença delas, esta não enfatiza a teologia. Revela, em troca, a gratidão, a desilusão e o gozo de um amado missionário que não pode deixar de pensar na igreja que deixou atras. Seguramente uma das razões do exito de Paulo esta em Atos de que suas igrejas causaram na impressão tão grande que ele causa nelas.

Como ler Primeira Tessalonicenses?

Neste livro nos oferece uma comovedora visão de Paulo como Pastor. Paulo visitou Tessalônica durante um momento conflitivo de seu ministério, quando seus inimigos lhe seguiam de povo em povo (veja Atos 16-17). Depois de sua partida a igreja seguiu sofrendo fatigas.
Primeira Tessalônica é nosso primeiro documento da vida em comunidade cristã. Paulo escreveu esta carta depois de receber um muito positivo informativo (da parte de Timóteo) sobre a saúde espiritual dos Tessalonicenses. Se regojizou das boas noticias, porem também demonstrou preocupou pelos problemas da igreja.
Ao ler 1 Tessalonicenses, preste atenção aos assuntos sobre as quais fala Paulo: os cristãos faziam perguntas sobre o regresso de Jesus na terra e estavam em desacordo sobre os temas de conduta moral. Porem observe, em primeiro lugar, os sinais da relação de Paulo com a igreja de Tessalônica.

________________________________________________


Propaganda
clip Oficina G3 - Confiar (Clipe Oficial MK Music em HD)

________________________________________________

Retornamos ao nosso estudo e o tema deste bloco esta como Preparando-se para o fim, obcecados pela segunda vinda de Cristo.
Um de vocês os vê nas esquinas das grandes cidades: homens estranhos, barbudos, com carteiras feitas a mão. "Jesus Volta!", proclamam. "Preparem-se para enfrentar o juízo!" Mensagens parecidas aparecem as vezes escrito nas pedras e nas paredes.
Os arqueólogos não descobriram porem inscrições desse tipo nas ruínas de Tessalônica, porem esta carta revela 19 seculos já que as pessoas estavam esperando o prometido regresso de Jesus ao mundo. E mais, estavam preocupados. "Oque passaria com aqueles que morreram antes de que Jesus regressasse?" se perguntavam. "Perderiam a vida eterna?" Paulo lhes oferece uma resposta direta e alentadora.

Uma mescla de temor e de esperança

OS tessalonicenses tinham boas razões para reocupar-se sobre o futuro: viviam em perigo constante de ser perseguidos pelas autoridades. Qualquer noite um golpe a porta ou o ruido de passos diante da casa podiam ser a antecipação da prisão ou da morte. È fácil de entender, então, que a jovem igreja esperasse a segunda vinda de Cristo com ansiedade e esperança.
Paulo lhes assegurou que sua esperança no futuro teria um fundamento firme, vivessem ou não o suficientemente como para ver o regresso de Jesus. Porem lhes preveniu contra de cair em uma obsessão com o futuro. Premio aos Tessalonicenses para que regressaram a seus trabalhos, indicando que alguns entusiastas haviam abandonado seu trabalho para preparar-se para o regresso de Jesus. Vivam uma vida normal e ocupa te de seus assuntos, aconselhou Paulo (4:11).

Esperando o regresso de Jesus

Os tessalonicenses foram simplesmente os primeiros em uma linga lista de cristãos obcecados pelos sucessos do futuro. Desde aquele momento então, gerações inteiras tem caído em frenéticas especulações acerca do momento e lugar exatos da segunda vinda, somente para ver como suas pregações falhavam. Paulo se detêm deste tipo de especulações (5:1-2). Ele representa a forma correta e a forma incorreta de preparar-se para o regresso de Jesus.
Paulo não demonstra nenhum tipo de alarme insalubre. O tom calmo de sua repreensão indica sua confiança nos de Tessalonicenses. Pede que sigam a Deus, mais e mais, tal como estavam fazendo (4:1-10 e 5:11).
A historia oferece provas de que os primeiros leitores desta carta responderam bem. Apesar dos problemas que acercavam (4:3-12), a igreja de Tessalônica seguiu demonstrando vigor e saúde durante muitos anos. Os cristãos desse lugar seguiram sendo tão fieis apesar das perseguições que sua cidade chegou a ser reconhecida como a cidade da reta doutrina.

No capitulo 2 verso 9 o tema esta como Trabalhar para viver.
Paulo financiava seu próprio ministério com sua profissão  (fabricante de tendas de campanha), em vez de receber dinheiro de outras pessoas. O fez para evitar suspeita de que obtenha benefícios pessoais de seu trabalho espiritual. Em Tessalônica, seu duro trabalho lhe deu outra vantagem; serviu de bom exemplo a quem estava abandonado seu trabalho antecipado ao regresso de Cristo na Terra.
No capitulo 3 verso 4 o tema muda para Paulo defende seu modo de atuar.
1 Tessalonicenses da a entender que algumas pessoas havia questionado os verdadeiros motivos que Paulo havia tido em seu serviço a igreja. Ao largo de seu ministério Paulo sofreu criticas constantemente e também ataques pessoais. Aqui ele responde repassando sua historia com a igreja; Esta seção (2:17 e 3:10) descreve os falhos intentos de Paulo em visitar Tessalônica pessoalmente e de enviar Timóteo como mensageiro pessoal.
No capitulo 4 verso 13 o tema muda para O sonho da morte
A bíblia as vezes utiliza o termino dormir para descrever a situação das pessoas que morreram. Neste contexto, Paulo estava contestando uma pergunta que haviam feito aos Tessalonicenses. Oque passava com as pessoas que morriam antes da segunda vinda de Cristo? Paulo lhes assegura que todos os que estão em Cristo terão uma vida futura com ele - e não somente que está vivo quando ele regresse.

________________________________________________

clip Pr. Lucas - Deus De Detalhes (Clipe Oficial MK Music em HD)
Propaganda

_______________________________________________

Considerações finais

fechamento


Nenhum comentário:

Postar um comentário