Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Programa 51 - 2 Timoteo

 BAIXAR ESTE VIDEO


Entrada

Iniciamos o programa Navegando pela Bíblia e agora iniciamos o estudo da segunda epístola de Paulo a Timóteo
O tema deste programa é Passando a tocha, as ultimas palavras conhecidas do apostolo
Esta  preparado então espere só mais um pouco e retornamos já

_________________________________

clip Há Poder - Ministério Apascentar de Louvor - COM LETRA (VideoLETRA® oficial MK Music)
Propaganda

_______________________________

Cada 4 anos o mundo observa o desenvolvimento de um antigo ritual: a entrega da tocha olímpica. O espetacular desenrolar das cerimonias inaugurais não podem começar até que o ultimo portador da chama chega ao estádio.
A tocha vincula simbolicamente os modernos jogos olímpicos com sua historia de 2.700 anos.
Passar a tocha se tem convertido em uma expressão conhecida que se utiliza quando um líder entrega ao outro, ou quando um querido diretor de orquestra entrega sua batuta, ou quando uma grande figura desportiva ensina a sua sucessora;
Em tais ocasiões a pessoa que se distancia faz um emotivo discursos de despedida. Ele ou ela tem concluído sua tarefa; ha chegado o momento de passar a tocha a outra pessoa.

Timóteo é um escolhido

Ao se aproximar do apostolo Paulo a uma morte segura, ao verse impedido de viajar por estar preso, também ele começa a pensar em um sucessor. Havia chegado a hora de passar a tocha e é decidido que o jovem Timóteo devia ser o receptor.
A primeira vista, o tímido Timóteo dificilmente parecia ser um substituto adequado, porem para Paulo ficava poucas opções. "Me tem abandonado todos os que estão na Asia", lamenta. Esta segunda carta a Timóteo, revela até que ponto Paulo dependia da lealdade do leal Timóteo.
A vida se ia terminando ao apostolo e tinha sentido um sombrio abandono.
Ha momento nesta carta que Paulo exorta a Timóteo como um sargento mais velho, chamando-o a permanecer firme, a superar a vergonha e a firmar-se a fé. Em outros momentos seu tom se branda até chegar a uma afetuosa afirmação de um pai agradecido. Porem ao longo de toda a carta são evidentes os laços de uma profunda amizade: desde a recordação de Paulo da herança familiar de Timóteo (1:5) até o pedido de que lhe traga seu pesado manto antes que chegue o inverno (4:13-21).

Um momento emotivo

O animo de Paulo flutua entre a tristeza e a confiança, entre a nostalgia e a seria preocupação. Ao escrever a carta, ele contemplava os inquietantes meses que se aproximavam e a perspectiva das igrejas jovens e divididas que ficariam seu sua direção.
Nestas, suas ultimas palavras escritas, ele procurou a preparar a Timóteo para o inevitável dia em que a mensagem de Deus dependeria dele e de outros homens fieis (2:2).
Apesar de suas circunstancias, a mensagem de despedida de Paulo é agradável e até triunfante.A extensão do evangelho é uma tarefa demasiado grande como para ficar limitada a um homem somente. "Sofro penalidades, até prisões das priores maneiras"; declara Paulo, "porem a palavra de Deus não esta presa"(2:9)

Como ler a 2 carta de Paulo a Timóteo?

2 Timóteo tem demonstrado ser uma fonte de alento para os obreiros cristãos ao longo dos anos da historia. Paulo, ao enfrentar-se com a morte não se comove de auto comiseração, senão que usa esta ultima comunicação para inspirar e desafiar a seu parceiro Timóteo.
Esta carta revela muito sobre o estado emocional de Paulo e de suas circunstancias físicas. O apostolo disse onde se envolveu em sua busca de forças ao enfrentar grandes provas pessoais.
Ademais, 2 Timóteo traz muito conselhos valiosos para aqueles como nós que, como Timóteo, temos herdado a tarefa de representar a Cristo na Terra. Paulo enfatiza a importância de confiar na escritura e de viver uma vida disciplinada. Enquanto lê esta carta, ponha-se no lugar de Timóteo; imaginando-se recebendo a ultima carta pessoal de seu grande mentor. Que conselhos finais lhe brindaria?

____________________________________

propaganda
clip Jozyanne - Meu Refúgio (Clipe Oficial MK Music)

____________________________________

Retornamos e vamos estudar detalhes desta segunda carta de Paulo a Timóteo
No capitulo 2 verso 4 o tema muda para Soldado, atleta, lavrador.
Ao escrever a seu amigo que conhecia bem, Paulo não viu a necessidade de explicar estas tres comparações, as menciona e pede a Timóteo que reflita sobre elas.
Paulo estava perfeitamente consciente das ameaças e perigos que pesavam sobre sua vida, e queria que Timóteo fosse treinado, preparando-se para qualquer dificuldade que lhe tocara enfrentar no futuro.
No capitulo 3 verso 8 o tema muda para Quem foram James e Jambres?
Estes nomes, não mencionados no Antigo Testamento, haviam sido transmitidos pela tradição judaica e aplicada aos magos egípcios que se opuseram a Moises durante as dez pragas contra o Egito (Êxodo 7:11 e 9:11)
No capitulo 3 verso 16 o tema muda para A escritura soprada por Deus
Este importante versículo da origem ao termino "inspiração", que no idioma original significa realmente "soprada por Deus". Ainda que a Bíblia não detalha em forma especifica como Deus inspirou aos escritores, deixa bem claro que a fonte final do escrito é de Deus mesmo.
No capitulo 4 verso 7 o tema muda para Segundo carcere em Roma
Atos 28 descreve um período em que Paulo estava debaixo da prisão domiciliar de Roma, porem as condições que se aparentavam nesta carta era bastante diferente. Paulo escreveu 2 Timóteo muito mais tarde, depois de que o Império Romano se voltasse contra os cristãos; o trono em sua carta (4:6-9) da a entender que ele tem poucas esperanças de recuperar a liberdade. Seu pedido da capa e os pergaminhos(4:13) indica que foi preso repentinamente, sem advertência.

_____________________________________


clip  Minha Oferta - Fernanda Brum - COM LETRA (VideoLETRA® oficial MK Music)
propaganda


_____________________________________

Retornamos e estamos na ultima parte deste estudo da segunda carta de Paulo a Timóteo e as considerações.
O tema fica em Uma carta desde a cela dos condenados a morte
De vez em quando, saem certos escritos que foram compostos na escuridão da cela de um condenado a morte. Se trata de dinâmicos escritos de prisioneiros que sabiam que cada palavra que escrevia podia ser a ultima. Por exemplo, se tem encontrado livros inteiros entre as ruínas dos campos de concentração nazistas. 
Como é fácil entender, estes escritos não se ocupam pelo geral de temas abstratos ou filosóficos. Ao contrario, descrevem a realidade diária da luta por sua sobrevivência.
Naturalmente, Paulo lhe dedicou muito espaço a doutrina na carta que escreveu desde a sua cela final. Se concentrou em brindar conselhos pessoais sobre temas viais como o valor e a integridade pessoal.

O sombrio futuro de Paulo

Ainda que Paulo fala pouco de suas circunstancias ao escrever 2 Timóteo, se menciona que em seu juízo nem um só testemunho deu um passo adiante para defende-lo (4:16).
Com a ajuda de uma força sobrenatural ele pode defender-se com exito, porem suas expectativas para um próximo juízo se apresenta escura (4:6).
A prisão de Paulo provavelmente tomou lugar durante a onda de perseguições que se desatou debaixo de Nero no ano de 64 depois de Cristo. Esse enlouquecido imperador torturou aos cristãos fazendo-os serem crucificados, ou envolvendo-les em peles de animais e soltando seus cachorros de caça para que os destroçassem, ou ainda queimando-os vivos como tochas humanas para iluminar os jogos em seus jardins.
Surpreenderá então que Paulo, preso nessa época, exorta a Timóteo sobre a necessidade de ser ousado e a possibilidade de sofrer por Cristo?

O conflito próximo

Até o fim de sua vida, Paulo via seu futuro  como luta crescente. A imortalidade e a falsa ensinança se difundiram "como gangrena" (2:17); ele exortou aos cristãos a neutralizar essas forças por meio da pureza pessoal. A batalha entre o bem e o mal sera cada vez mais intensa, disse.
Depois de fazer algumas pregações sobre os "dias futuros", Paulo relatou um encargo formal para Timóteo, uma ultima vontade e testamento para seu filho espiritual (4:1-8). Termina dizendo, "lutei a boa batalha, acabei a carreira, guardei a fé"(4:7). A tradição disse que Paulo foi martirizado em Roma por sua fé. Porem devido a sua vida e legado que ele transmitiu, o mundo nunca seria o mesmo

considerações finais

fechamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário