Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Programa 55 - Hebreus 04 a 09

baixe o vídeo


Abertura

Iniciamos nosso programa Navegando pela Bíblia e neste programa seguimos estudando o livro aos Hebreus , agora dos capítulos 4 até 09
O tema deste programa É Cristo melhor, o caráter único e irrepreensível de Jesus
Esta preparado para estudar, então espere somente mais um minuto e retornamos

______________________________

clip André e Felipe - Chuva de Poder (Clipe Oficial)
propaganda

______________________________

Retornamos e vamos iniciar nosso estudo do livro aos Hebreus
Com o passar do tempo, uma obra de arte de mãos de um grande artista cresce enormemente no valor devido a reputação de seu criador.
Ainda um bolorento caderno cheio de rabiscos, e se descobre que pertence a um grande artista, passaria repentinamente a valer um considerável soma de dinheiro.
Para dramatizar sua argumentação de que Cristo é superior a qualquer sistema religioso, o autor de Hebreus usa uma analogia. Quem recebe mais honra, o arquiteto da casa ou o dono da casa mesmo? É logico que o arquiteto recebe mais honra; a casa é somente uma expressão de genialidade.

Em uma categoria unica

Do mesmo modo, disse Hebreus, Cristo merece mais honra que qualquer outra pessoa. Como criador do universo, o desenhou e criou a todas as pessoas(1:2). Isso o põe em uma categoria especial de grandeza, mas por cima de Moises, Arão e outros heróis judeus.
Portanto, insiste Hebreus, considerai o apostolo e sumo sacerdote da nossa profissão, Cristo Jesus.(3:1). Ele merece todo o respeito e toda a lealdade. Ao fazer-se humano, Jesus aprendeu de primeira mão, as tentações e sofrimentos que as pessoas tem que suportar, pelo que Ele pode agora representar-nos diante de Deus com solidariedade (4:14 e 15).
O autor passa logo a demonstrar que Jesus cumpriu todos os requisitos do Antigo Testamento. Ele foi o único sacerdote que podia reunir de forma permanente a Deus e a raça humana (7:23-27).
E, por ser Deus, tinha o poder de quitar, por meio da morte, a barreira final de pecado entre Deus e a humanidade (9:11 a 15).

Livre acesso a Deus

Ao longo dos seculos, disse o escritor, Deus escolheu diversas maneiras de revelar-se: a criação , os profetas e os escritos do Antigo Testamento. Porem sua auto expressão completa e final culminou em seu filho, Jesus é quem merece todo o louvor.
Baseando no que Jesus Cristo fez, nós já não necessitamos aproximarmos de Deus mediante a um sacerdote, como o fizeram aos israelitas. A obra de Cristo poe em Deus ao alcance a todos os que tem fé nEle. E Deus não mora já em um templo elaborado; nós fomos convertidos em sua casa(3:7), em sua obra da arte.

Uma pergunta vital

Há pessoas que ao falar de Cristo dizem " Não creio que seja Deus, porem foi um homem muito bom, como Ghandi ou Buda. Que argumentos usa o escritor de Hebreus para contradizer esta opinião?

_____________________________________

propaganda
clip Ele te Amou (Bruna Martins) - Clipe Oficial

____________________________________

Retornamos e vamos estudar os detalhes desta parte do livro aos Hebreus
No capitulo 4 verso 9 o tema muda para Um repouso futuro
Ainda que o capitulo 4 não o define, o repouso parece falar de um tempo de grande paz e felicidade. Os israelitas podem haver sonhado por uma terra prometida de paz ao sair do Egito, porem sua desobediência arruinou ditos sonhos.
Há um repouso final para todos os que vacilam na fé. Para sublinhar este ponto, o autor cita a mesma passagem (Salmos 59:7 a 11) em tres lugares diferentes (3:7 a 11 , 15 e 4:3 a 7).
No capitulo 6 verso 4 o tema muda para Pode um crente cair?
Esta passagem tem causado grandes dificuldades aos interpretes das escrituras. As pessoas que não creem na segurança eterna, pensa que esta passagem se refere aos cristãos que abandonam a fé. Outros tais como João Calvino, insistem em que o autor d Hebreus deve estar referindo-se a pessoas que nunca realmente foram verdadeiramente cristãos, dado que outros versículos parecem ensinar a segurança eterna dos que estão em Cristo (Veja João 5:24 ; 6:37, Romanos 8:1, Hebreus 8:12).
Deixando isto de lado, é importante notar que o autor esta escrevendo sobre uma situação hipotética. Não descreve oque passou, senão somente o que poderia passar, se um recai assim toma lugar alguma vez, seria impossível resgatar de novo as ditas pessoas. Há um argumento ao fim do capitulo 10.
No capitulo 7 verso 1 o tema muda para Quem é Melquisedeque?
Este misterioso personagem aparece somente dois lugares do Antigo Testamento: Gênesis 14 e Salmos 110. Ainda que era gentil, Melquisedeque adorava ao verdadeiro Deus. Ademais de ser um sacerdote, era também um rei. ( Os judeus nunca haviam permitido que ambos os oficios foram exercidos pela mesma pessoa). Hebreus demonstra que o sacerdócio de Melquisedeque era superior ao de Arão, porem ambos foram excedidos pelo grande sumo sacerdote, Jesus Cristo mesmo. 
Por ser um sacerdote e rei, Jesus é segundo a ordem de Melquisedeque.

_________________________________

clip  Nani Azevedo - Eu confiarei (Vídeo Oficial)
propaganda

________________________________

comentário geral

Fechamento 

Nenhum comentário:

Postar um comentário