Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Programa 56 - Hebreus 10 a 13

baixe este vídeo


abertura


Iniciamos o programa Navegando pela Bíblia e neste programa estaremos estudando a parte final do livro aos Hebreus dos capítulos 10 até 13
O tema deste programa é Nova luz sobre o Antigo Testamento, o privilegio de viver agora.
Esta preparado, então espere mais um minuto e retornaremos

____________________________________

clip  Nani Azevedo - Casa do Oleiro (Video Oficial)
propaganda

___________________________________

Para entender as diferenças entre o original e a cópia, considere oque custa tratar de fotografar ao mais grande dos animais, a baleia. Um famoso fotografo o descreve assim: Chegados do Alasca, detetam-nos o choro de uma baleia e nos aproximamos antes de que o animal se submergisse.
Dez minutos mais tarde, sem a menor advertência, a superfície do mar, a superfície do mar pareceu subir e um gigantes corpo negro, gotejando de espuma, se lançou quase por sobre nossas cabeças. Se deteve por um instante, e logo caiu fazia um encostado e foi devorado por um redemoinho de água esverdeada.
Com a câmara pronta em suas mãos fiquei vendo fixamente ao lugar que havia sucedido. A baleia havia diplomado sobre o mar apenas a uns três metros de nós; se tivera feito em outra direção, nossa braço tivera sido apertada debaixo de quarenta toneladas.
Como pode alguém transmitir adequadamente ao impacto de algo tão imenso? Os fotógrafos tem retratado as baleias quase saltando fora da água, a ascensão sobre suas cabeças, agitando seus enormes filas no ar. Porem nenhuma fotografia pode captar o tremendo tamanho deste mamífero. Uma baleia recém nascida aumenta seu peso em uma tonelada por mês.
O coração de uma baleia azula adulta pesa 500 kilos. Como pode uma fotografia bidimensional comunicar tão enorme tamanho?

Comparando a copia com o original

Ainda do melhor das fotografias não é mais uma copia, uma representação da realidade do objeto fotografado. Nenhum retângulo de 20 x 25 cm pode conter uma baleia. A fotografia presencia uma copia simplesmente bidirecional da realidade.
Hebreus usa o conceito de cópia (figura) para descrever as imagens e rituais do Antigo Testamento: as festas da pascoa, os sacrifícios e os outros deveres sacerdotais. Não eram mais que sombras que antecipavam a realidade que vinha de Jesus Cristo. Nenhuma cerimonia por si, mais  elaborada que seja, pode expressar adequadamente a experiencia de Deus mesmo, assim como nenhuma fotografia de uma baleia ou de uma montanha pode representar adequadamente ditas realidades.
Segundo Hebreus, os ritos do Antigo Testamento eram copias, prefigurações, das quais Cristo é o original. O escritor toma imagens consagradas por seculos de tradição judaica - os sacrifícios, as leis, o sangue, o tabernáculo, o sacerdote, o dia da expiração - e explica como Cristo revelou de uma vez para sempre o significado que estas imagens apenas alcançavam a insinuar. A copia incompleta, difusa, se contrasta coma realidade perfeita e genuína.

Qual é a melhor?

Como sempre, Hebreus destaca as vantagens de viver agora, em vez de viver o Antigo Testamento (o primeiro pacto). A causa de Cristo, os sacrifícios já não são necessários (10:11 e 12), e as leis de Deus estão agora escritas em nossas mentes e coração, não é um código formal (8:10). Consumado estas, exclamou Cristo desde a cruz; o escritor de Hebreus descreve como se consumou tudo.
As copias tem seu valor. Uma fotografia de uma baleia, por exemplo, diz muito a quem nunca vai a encontrar com uma. Porem pergunta o escritor de Hebreus, Quem preferiria uma copia ao original?

Fica uma pergunta vital

Que ajuda pratica nos brinda Hebreus enquanto a forma de que devemos ler o Antigo Testamento? Que valor tem as leis e ritos religiosos do Antigo Testamento?

_____________________________________

propaganda
clip  Permissão de Deus - Wesley e Alexandre - Clipe Sertanejo Gospel

____________________________________

Retornamos e vamos seguir os últimos capítulos do livro aos Hebreus.
O tema agora é Em que consiste a verdadeira fé?  Nem sequer os heróis da fé receberam exatamente oque querem.
Oque é a fé? E como pode você estar seguro que a tem? Alguns cristãos ve a fé como uma força quase magica: se alguém consegue ter o suficiente, este prosperará, se manterá são e viverá a vida prazerosamente, disse eles. Porem como faz você para conseguir mais fé? Quais os sinais de uma fé verdadeira?
O autor de Hebreus se lança a apresentar uma descrição detalhada da fé, incluindo referencias a varias dezenas de modelos biográficos. (Alguns tem chamado Hebreus 11 como o Museu de heróis da fé). Sem fé, disse Hebreus de forma cortante, é impossível agradar a Deus (11:6).

Não é oque parecia

Porem a descrição da fé que surge nestes capítulos tem algumas surpresas. O escritor usa palavras e frases tais como perseverar, suportar, não perder a esperança. Em muitos casos, os heróis citados não receberam oque esperavam; alguns terminaram sendo açoitados ou perdendo suas propriedades , ou mesmo coberto de peles cruas em vez de roupas (11:36 a 38). Muitos pereceram em mortes terríveis.
A fé, sugere o escritor, se parece mais que nada a uma carreira difícil. O corredor tem seus olhos postos no premio para o ganhador, e apesar de insistentes tentações de afrouxar o passo, se nega fazendo até depois de haver cruzado a linha de chegada.  
Despojando-nos de todo peso, aconselha Hebreus (12:1). Levantai as mãos caídas e os joelhos paralisados (12:12).

Vale a pena seguir lutando?

Porque se esforça as pessoas até a dor correr uma duríssima maratona? A maioria dos participantes menciona duas razões: o sentido de recompensa pessoal que recebem e os benefícios físicos do exercício. As mesmas duas recompensas tem sua validade em um âmbito espiritual: grandes são os prêmios que esperam os que perseveram, e o processo mesmo de viver pela fé que desenvolve um caráter forte.
Nesta carreira, nada se perde. Ele que chega a meta recebe o premio. Aqui, igual que outras partes da carreira, Hebreus exibe Jesus, que suportou grandes sofrimentos por nós (12:2-3), como exemplo definitivo. A fé que se descreve em Hebreus não vem recoberta de açúcar; Deus não da garantia a ninguém uma vida de luxos e descanso. É uma fé rigorosa; consiste em um compromisso constante de crer em Deus apesar de tudo, e um compromisso constante de fixar-se a Ele, passe oque passar.


Uma pergunta vital

Hebreus 11 menciona a algumas pessoas que prosperou e outras que sofreu, porem todos tinham fé. Tendo em conta esta passagem, trate de escrever sua própria definição da fé.

___________________________________________

clip  Regis Danese - Deus da Família (Clipe oficial MK Music em HD)
propaganda

_____________________________________________

Vamos a ultima parte de nosso estudo e as considerações finais
No capitulo 9 verso 26 o tema é Um sacrifício feito, uma vez para sempre.
Os leitores judeus de Hebreus conheciam muito bem os ritos religiosos que se descrevem neste capitulo (veja Levíticos 9 e 16, que tem as instruções originais). Passo a passo, o autor demonstra como o novo pacto em Cristo é superior ao antigo.  Em vez de muitos sacrifícios, ele fez um somente, de si mesmo, obtendo assim o perdão completo para nós. Este capitulo usa uma analogia, uma comparação, para explicar porque era necessário a morte de Cristo (versículo 17).
Compara a graça de Deus com um testamento. A riqueza somente é passada ao herdeiro quando tenha uma morte; a morte de Cristo liberou a herança para a que recebermos.
No capitulo 10 verso 12 o tema muda para Porque se sentou Cristo?
Hebreus menciona especificamente que Cristo se sentou depois de concluir seus deveres sacerdotais. Os sacerdotes judeus nunca se sentaram, nem o tabernáculo nem no templo teve assentos. Eles cumpriram sua tarefa de pé como simbolo de que a mesma nunca estava terminada. Porem Cristo, havendo realmente completado a obra dos sacerdotes, se sentou.
No capitulo 12 verso 18 o tema muda para Um contraste vivido
O autor aos Hebreus tem estado argumentando que o novo pacto de Cristo é muito melhor que o antigo entre Deus e os judeus. Esta seção (12:18 até 28) usa imagens muito notável para ressumir a grande diferença que havia entre encontrar-se com Deus na forma que fez Moises no Antigo Testamento e encontrar-se com Deus mediante Jesus. Tambem predisse que nos esperam coisas ainda maiores num novo reino e uma nova criação.
No capitulo 13 verso 15 o tema muda para Sacrifício de louvor
Em seu formato, Hebreus é mais teológico que pratico. Porem no ultimo capitulo o autor agrega uma lista de sugestões e mandatos específicos. No entanto, ainda que ele faz uma referencia final do sacrifício. Agora somente fica pro oferecer um sacrifício de louvor, já que Cristo tenha cumprido todo oque é necessário.

Comentários


Fechamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário