Navegando pela Biblia - Novo Testamento

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quinta-feira, 2 de junho de 2016

Programa 57 - Tiago

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abertura

Iniciamos o programa Nevegando pela Biblia e iniciamos o estudo do livro de Tiago
O tema do programa é As palavras bastam, voce pode crer em todas as formas corretas, corretamente e aida assim estar moralmente confudido
Esta preparado, então espere somente mais um pouco e voltamos

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Vamos começar nosso estudo da Epistola de Tiago
Onde há vida, há movimento. Alguns antilopes, igual que o guepardo, podem correr mais rapido que muitos automoveis. Os grandes carneiros das montanhas rochosas, atacando de frente, chocam-se com grandes chifres com tal impeto que o som ressoa pelas montanhas como um disparo.
Os passaros migratorios lutam com os ventos por mais de 1.800 quilometros, sem se deter, antes de descer a terra. As vezes guardamos reliquias que antes viveram: uma concha fragil e perfeita, uma borboleta exotica cravada em um alfinete. Porem estes som somente recordações. A vida os tem deixado para tras e com ela o movimento.

Um sinal seguro de vida

Os escritores da Biblia recorrem com frequencia a natureza em busca de comparações para expressar verdades espirituais. E o livro de TIago, controvertido por saus enfases nas boas obras, acaso seja melhor compreendido mediante a analogia do movimento. Tambem no ambito espiritual, onde há vida heverá movimento.
Quando uma pessoa se converte a fé cristã começa uma nova e inevitavel essa vida deve manifestar-se mediante a um movimento espiritual, ou seja, as boas obras. Nas palavras de Tiago, De que aproveitará se algo disse que tem fé e não tem obras? (2:14).
O movimento não dá vida, porem segue invariavelmente a vida. É um sinal seguro de que a vida esta presente. Igualmente, uma fé genuina em Cristo deve resultar sempre em ações que demonstrem essa fé

Tiago contradisse Paulo?

Tiago não escreve de como chegar a ser cristão, senão sovre de como comportar-se como um. Ter todas as crenças corretas sobre Deus não é de nenhuma maneira sificiente: até os demonios creem em Deus. Uma fé verdadeira e vital deve produzir movimento e Tiago não repoe palavras para descrever as ações espirtiuais especificas que se esperam do cristão.
Pensadores cristãos, Lutero em particular, se tem esforçado por reconciliar a mensangem de Tiago como o de Paulo que com tanta firmesa advertia contra o legalismo escravizante. Porem Paulo nunca rebaixou a vida santificada. Ao descrever a quem viviam em pecado, , em cartas tais como escreveu aos corintos, ele atacou a imoralidade com tanto vigor como Tiago.
É evidente que os leitores de Tiago não andavam cortejando o legalismo. Ao contrario, viviam no extremo oposto, ignorando aquelas leis quie Deus havia revelado claramente. Tiago tinha um remedio muito simples, Sejam atuantes na palavra, e não somente ouvintes (1:22).

Diretamente ao grão

A diferença do Apostolo Paulo, Tiago não era um educado homem letrado. Era um pregador simples, preocupado pelas pessoas que não estavam vivendo como deviam. Sua carta toca um amplo arco de temas, aplicando a fé cristã a problemas especificos e exortando a seus leitores a viver de acordo  com suas convicções.
Sejam humildes, ordena Tiago, Sometam-se a Deus, Deixem de pecar. Tiago é tão direto como um profeta do Antigo Testamento, é dificil não dar-se contas para oque aponta. Os modermos leitores de Tiago enfrentam os mesmos dilemas que os primeiros receptores desta inquietante carta. Suas palavras são faceis de entender, porem, estamos fazendo oque disse? 
Que tipo de movimento caracteriza nossa vida espiritual? COmo dissera o mesmo Lutero. Um se salva pela fé somente, porem se a fé fica só, então não é fé.

Como ler Tiago

Poucos escritores do Novo Testamento conseguiram a claridade de impacto de Tiago. Não usa seu tempo em ampliar pontos subsidiarios nem preocupar-se sobre a estrutura literaria. COmo resultado, o livro de Tiago se le como uma coleção de breves proverbios. (As vezes se chamam de proverbios do Novo Testamento).]
Ao estuda-lo, será util agrupar o material segundo seus temas; Tiago tem uma tendencia a regressar repentinamente a certos temas. Como lider do quartel general da igreja de Jerusalem, Tiago sabia como falar com autoridade. Não faz falta buscar mensagens neste livro. Tiago o disse claramente como deve voce atuar, em 54 ordens diretas. 
Note que muitas delas tem um paralelo ao sermão do monte de Jesus. Enquanto le, tenha em mente o variado grupo de leitores a quem Tiago se dirige e que incluia a ricos e pobres.

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Retornamos e vamos seguir o estudo do livro de Tiago
O tema agora muda para COnflitos entre ricos e pobres. Uma luta de classe diferente
Muitas das sociedades modernas estão baseadas em uma divisão de ricos e pobres. Estes dois grupos tem escasso contatos diarios e qualquer que intentar-se comunicar uma unica mensagem a ambos os gruposnsenveria em serias dificuldades.
No entanto, parece que entre os primeiros leitores da carta de Tiago havia gente de ambos os grupos. Em um paragrafo Tiago se dirige aos orgulhosos e privilegiados ricos e em seguida lhes fala aos pobres que estão passando por serias provas (note a mudança entre 5:1 e 5:7)
Estes dois grupos tinham problemas diferentes. Os ricos eram egoistas. Se mostravam insensiveis e desprezando para com os pobres. Estes por sua parte respondiam com ciumes e murmurações. Acusavam a Deus por sua pobreza.

Quem é ele de dobrado animo?

Tiago tinha conselhos para os problemas especificos de cada grupo, porem tambem da a entender que ambos tem muito em comum. Para os ricos tanto como para os pobres a luta mais importante não era a que livrava exteriormente - as condições em que vivemos- senão a que se levava a cabo interiormente. Todos nós experimentamos o conflito interior de sentirmos tirados por poderosas forças opostas.
Nos moveremos até Cristo e a vida que ele ensinou, ou na direção oposta? Confiaremos em Deus ou o esqueceremos?
Tiago criou uma nova expressão para descrever este conflito interno; o chamou de dobrado animo (4:8). Este conflto se expressa em formas diferentes na vida dos pobres e a dos ricos, tal como explica Tiago mais adiante. Porem o redobrado animo é um cabo de guerra entre lealdades divididas. A luta essencial para obedecer a Deus não é diferente para cada um dos grupos. 
Em suas considerações finais sobre ricos e pobres, Tiago se baseava em muitas das frases que o mesmo Jesus havia usado, especialmente no Sermão do Monte. (Isto é facil entender se o autor foi Tiago é irmão de Jesus, como creem muitos entendidos). Ele aplicou oque Jesus havia ensinado em uma forma nova e inesperada ao chamarmos a todos - ricos e pobres- a não viver divididos em nosso compromisso de seguir a Jesus , senão de ser integros.

No capitulo 2 verso 1 o tema é Não tenham favoritos.
Tiago 1 exorta aos cristãos que devem viver sua fé. Tiago 2 da um exemplo muito preciso, mencionando o caso de membros da igreja que pivilegiavam aos ricos e poderosos.
Esta aplicação direta, que da bem no branco, caracteriza a Tiago. Ele não deixa espaço para a ambiguidade.
No capitulo 3 verso 3 o tema é Linguagem pitoresca
As imagens vividas e caseiras tomadas da natureza  lhe dão um carater muito visual para as palavras de Tiago, quase como se cada pensamento fosse uma fotografia. Se refere a espuma do mar, as flores murchas, a um incendio nos bosques, a um freio para cavalos, a neve matinal, a mariposa faminta, as chuvas primaveris, a uma gigantesca embarcação e a uma fonte de aguas amargas. Paulo que era um escritor mais educado, fazia alusões a cultura, ao atletismo e as relaçções humanas.
Porem Tiago se sentia mais comodo com as semples imagens da natureza.
No capitulo 4 verso 1 o tema A necessidade de ser sobrio
Se voce tivera que destilar uma mensagem de Tiago é uma só palavra, a mesma poderia ser autodominio. O capitulos 4 e 5, que contem algumas das imagens mais notaveis de Tiago, Mostram como a mera cobiça e desejo podem corroer a igreja e destruir a unidade.
Bem vale recordar que muitos dos cristãos judeus aos que escreviam logo experimentaram uma grande troca de situação. Perderam a riqueza e sofreram oerseguição.
Capitulo 5 verso 10 o tema é Aos que sofrem
Tiago se parece Paulo e a Pedro ao falar com os que sofrem. Aqui (e no capitulo 1:2 a 8) ele explica como Deus pode verdadeiramente usar o sofrimento para nosso bem, ainda não na forma em que nós o desejamos. Ademas, Tiago descreve o ministerio da santidade da igreja como uma esperança adicional para ele que sofre.

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Considerações finais


fechamento

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