Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Programa 67 - Gênesis - 1 a 11



ASSISTA

PROGRAMA 67

Programa 67

BAIXE ESTE PROGRAMA

                                       
Abertura

Iniciamos nosso programa Navegando pela Bíblia e neste programa estaremos estudando o livro de Gênesis dos capítulos 01 a 11.
O tema deste programa é O principio, tudo, literalmente tudo começa aqui.
Esta preparado com bloco e caneta, então espere mais um pouquinho e voltamos ja      

_______________________________________

clip Alex e Alex - Tribo do Leão Clipe Oficial Álbum Tribo do Leão 
propaganda

________________________________________

Retornamos e vamos terminar o estudo do livro de Gênesis
É eterno o mundo? Sempre existiu?
Muita gente crê que a natureza, o sol, a lua, as estrelas e inclusive os seres humanos, nunca teve principio. Há um ciclo eterno e inacabável de nascimento, vida e morte que se repete constantemente.
Este ciclo eterno nunca começou e nunca concluirá. Sempre tem existido e sempre existira.
A Bíblia nos diz algo distinto. Nos ensina que teve um tempo em que o mundo não existia.Deus existia.O Deus da Bíblia não é uma força ou algum principio absoluto e desconhecido, senão que é uma pessoa.
Ele conhece e pensa; tem emoções, ama. Este Deus decidiu revelar-se criando o mundo. E com essa decisão sua, o mundo começou.

A boa criação de Deus

Quando Deus criou o mundo, o criou bom. Ao ler o primeiro capitulo de Gênesis, tome nota de quantas vezes o autor repete o pequeno refrão: "E viu Deus que era bom".
Isto não somente significa que não havia pecado no que Deus havia feito, senão que também que tudo funcionava perfeitamente. Não havia tormentas, nem fomes, não havia destruição no mundo perfeito que Deus havia feito.
No relato da criação do mundo vemos a forma precisa e cuidadosa em que Deus levou a cabo sua criação. Ao ler o primeiro capitulo, faça uma lista de tudo oque Ele criou em cada um dos seis dias.
você se dará conta imediatamente de como sua obra progrediu desde o simples ao complexo culminando em no mais maravilhoso de tudo oque Deus criou o Homem.

A natureza de Deus

O primeiro capitulo de Gênesis não conta somente a história da criação. O nome de Deus é mencionado trinta vezes neste capitulo e podemos deduzir que o mesmo não somente fala sobre a origem do mundo senão também sobre da natureza de Deus.
Nos mostra que Deus é todo-poderoso, já que bastou que Ele ordenara para que todas as coisas começaram a existir. Nenhum ser humano, não importa quão poderoso tenha sido, tem demonstrado ter um poder como este.
Este primeiro capitulo nos diz que Deus é perfeito, que oque ele faz não tem falha alguma. Tambem descobrimos neste capitulo que Deus planifica e organiza. 
Vemos o desenvolvimento cuidadoso, passo a passo, da criação na sucessão de atos criadores cada vez mais complexos dia apos dia. Porem por tudo esto, este capitulo nos diz que Deus não é uma força remota e intocável, senão que é uma pessoa.
Ele pensa, planifica, fala, ama e se ocupa do que foi criado.

Outros princípios

Aparte de contar-nos o principio do mundo e de falar-nos sobre a natureza de Deus, o livro de Gênesis nos relata outros começos. Nos fala do principio do pecado, do principio da salvação, do principio do juízo e do principio de Israel, a nação que Deus usou para trazer salvação a raça humana.
O livro de Gênesis é o fundamento de todos os outros livros da Bíblia, já que nele você encontra o relato de quem somos, oque é o pecado, oque é a salvação e como Deus redimira o mundo do juízo destruidor.

Como ler Gênesis?

Gênesis é um dos livros do Antigo Testamento mais fáceis de desfrutar, já que está cheio de relatos memoráveis sobre pessoas importantes e feitos chaves.
É um livro cujo conhecimento é vital para o resto da Bíblia, posto que os outros livros com frequência se referem ao mesmo.
Gênesis nos conta muitos princípios, o principio do universo, o principio do pecado e quisera o mais importante, o principio da obra de Deus para recuperar a uma humanidade pecadora.
O livro se divide em duas seções principais. Os primeiros 11 capítulos tem um amplo enfoque. Nos dão a origem da sociedade humana, incluindo os relatos conhecidos de Adão e Eva, de Cain e de Abel, da Arca de Noé e da torre de babel.
Nesta primeira seção umas poucas palavras tem grande significado. É preciso ler lenta e reflexivamente, ja que oque sucede é somente uma regra que pode ter ecos de sucesso de seculos subsequentes. 
Por exemplo, o pecado de Adão e Eva, pelo primeiro pecado, se converteu em um simbolo de desobediência contra Deus.
A partir do capitulo 12, Gênesis nos conta uma historia diferente, a de uma só família. A marcha do relato se faz mais lenta porá poder desenvolver as personalidades de Abraão, Isaac, Jacó e José. Estes pais e filhos demonstram estar cheios de falhas e dificuldades humanas. Reconhece você alguma dessas características nas pessoas que você conhece?
Tendo em conta suas personalidades tão completamente humanas, trate de entender que planos tinha Deus para eles como pessoas, e por meio deles, para a reparação de todo um mundo viciado pelo pecado.

___________________________________________


propaganda 
clip  Alex e Alex - Tribo do Leão Clipe Oficial Álbum Tribo do Leão

________________________________________

Retornamos e vamos continuar nosso estudo do livro de Gênesis
O tema muda para De onde viemos? a mensagem principal de Gênesis do mundo é este: Deus o fez.
Oque é o ser humano? Quem somos nós? Desde que o homem existe vem se fazendo estas perguntas e as respostas dadas pelas diversas religiões do mundo são bastantes diferentes.

É o Homem nada mais que um animal?

Algumas pessoas creem que não somos mais que animais - animais altamente desenvolvidos. Não temos espirito ou alma que sobrevivam a morte. Este ponto de vista não é comum entre a maior parte das pessoas, senão que se tenha originado na ciência moderna.
Essa teoria, habitualmente chamada revolução, nega que tenha um Deus que tenha criado todas as coisas. A mesma ensina que todo revolucionário ao longo dos anos, milhões, milhares de milhares de anos. Primeiro surgiram e desenvolveram as formas de vida mais simples, estas foram amadurecendo até chegar a ser formas de vidas mais complexas; finalmente esse desenvolvimento culminou no homem, que o animal mais avançado da terra.
No entanto, a maior parte das pessoas considera que o homem é algo mais que um animal. Crê firmemente que o homem é primordialmente espirito vivo depois do sopro de que seu corpo morra.
O hinduísmo ensina que o espirito do homem é, na realidade, parte da grande força de Deus universal. A vida vai passando através de um ciclo quase interminável de nascimentos e mortes.
O Karma , que é uma lei que o homem não pode evadir,ainda que o tente,  estabelece que oque somos nesta vida foi determinado pelas boas ou más ações de nossa vida anterior.

criados a semelhança de Deus

Distinguindo-se do que acabamos de mencionar, a Bíblia nos ensina que o homem é totalmente único e excepcional entre todas as criaturas de Deus. Somos os únicos seres criados a imagem e semelhança de Deus.
Temos recebido a capacidade de ser amigos de Deus, de falar com Ele e de nos comunicar  com Ele tal como se faz uma pessoa com outra. Depois de criar todas as coisas maravilhosas que existem no mundo, Deus culminou sua obra com seu maior ato criador, a criação do homem e da mulher. E Deus pós em ambos a cargo  de tudo que criou.

Uma pergunta vital

Há pessoas que dizem ver a Deus manifestado nas estrelas, nos bosques, no por do sol, e que do ser humano, de que maneira pode você ver a mão de um artista divino como Ele?


_______________________________________

clip  Daniel  Samuel - Viúva Sem Nada Ao Vivo em Goiânia - A História Continua Vídeo Oficial

propaganda

______________________________________


Vamos navegar agora através dos capítulos que estamos estudando
No capitulo 3 verso 7 o tema muda para O pecado e a culpa
Quando Adão e Eva desobedeceram a Deus, imediatamente sentimos vergonha de seus corpos e buscamos ocultar-nos. Desde aquele, então, os seres humanos tem estado ocultando um dos outros e de Deus.
No capitulo 4 verso 4 o tema muda para Ofertas não aceitáveis
Deus preferiu os ofertas de Abel do que as de Caim; mais adiante, no Antigo Testamento, tanto as ofertas de animais como as agrícolas foram aceitas por Deus. Esto dá pé a possibilidade de que o problema com a oferta de caim haja estado em sua aceitação.
caim certamente se degustava rapidamente com Deus quando as coisas não caminhavam como Ele queria.
No capitulo 6 verso 2 o tema muda para O filhos de Deus
Esta misteriosa descrição poderia referir-se ao filhos de Set, a linhagem do povo de Deus desde Adão até Noé o poderia também aos anjos. que são chamados filhos de Deus no Antigo Testamento.
Seja qual seja a interpretação que você prefira, o importante é notar que a má conduta ia aumentando no mundo, oque levou ao castigo por meio do diluvio universal.
No capitulo 9 verso 6 o tema muda para porque Deus deu o castigo capital
Ironicamente, a razão pelas quais os assassinos mereçam a pena de morte, tal como aqui se indica, era o valor supremo da vida humana.
Destruir a vida humana é atacar a imagem de Deus, e por isso Deus demanda uma rendição de contas.
No capitulo 9 verso 12 o tema muda para A causa do arco iris
Ao longo de toda a Bíblia, Deus estabelece pactos ou alianças com o povo que ama. Este pacto, o primeiro registrado nas escrituras, foi assinalado por um simbolo apropriado, o Arco Iris.
Ainda os pactos subsequentes se estabeleceram especificamente com os judeus, este agregou e ainda agrega, a toda criatura viva.
No capitulo 11 verso 6 o tema muda para Deus frusta a ambição humana
As pessoas são ambiciosas, deseja ter êxitos> Gênesis apresenta aos seres humanos chegando a tal ponto de ambições que querem competir com Deus, em vez de servi-lo.
Este havia sido o pescado de Adão e Eva (3:5 e 22), e em Babel os homens se voltaram ao mesmo, não já individualmente senão com o esforço de toda a cidade. Deus frustrou seus planos confundindo sua linguagem.

comentário livre

Fechamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário