Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Programa 68 - Gênesis - 12 a 22



Programa 68

BAIXE AQUI ESTE PROGRAMA

                                       
Abertura

Iniciamos nosso programa Navegando pela Bíblia e neste programa estaremos estudando o livro de Gênesis dos capítulos 12 a 22.
O tema deste programa é Abraão, Deus começa a reconstruir.
Esta preparado com bloco e caneta, então espere mais um pouquinho e voltamos ja      

_______________________________________

clip Christafari - Lord You Are Good (Official Music Vídeo) Israel Houghton cover 
propaganda

________________________________________

Retornamos e vamos terminar o estudo do livro de Genesis
Todo o relato de Gênesis muda drasticamente no capitulo 12. Deixando de lado o quadro geral,que nele intervem em muitas pessoas, neste se centra em um só individuo.
Não é um grande rei, nem um fazendeiro com muitas terras e grandes riquezas. Se trata de um nômade que nem si quera tem filhos. Seu nome é Abraão.
Ao chamado por Deus, Abraão abandona a civilização e se interna no deserto onde passa sua vida vagando, indo de um lugar para outro com seus rebanhos, de lutas e batalhas campais com pessoas hostis que se encontra em seu caminho.
Abrahão teve que ser muito forte para sobreviver. Porem, nisto não era muito bom, havia muitos nomades vigorosos que vagavam pelo Oriente Medio. Oque foi que chegou este nomade a ser tão importante?s

O Novo pacto do atuar de Deus

Em primeiro lugar, Abraão chegou a ser tão importante simplesmente porque Deus o escolheu. Pouco depois da construção  pelo grande diluvio, Deus escolheu Abraão como base de uma nova humanidade.
Em varias ocasiões notáveis, Deus lhe falou diretamente prometendo que sua família seria muito grande e importante na terra em que se encontrava. Estas promessas eram muito difíceis de crer, a esposa de Abraão era estéril, Abraão estava ficando demasiado velho como para ter filhos, não possuía nenhum pedaço da terra e nem havia perspectivas de que possuísse.
No entanto, Deus pediu a Abraão que confiasse nEle.
A segunda razão para que Abraão chegou a ser tão importante se desliga da primeira; quando Deus lhe falava, Abraão escutava.
Abraão não era perfeito, estava muito longe de ser. Em ocasiões se distanciou do caminho que Deus o havia posto, mentindo ou tratando de fazer que as promessas que Deus lhe havia feito se cumprisse a seu próprio modo.
Apesar de tudo, nos momentos decisivos de sua vida, ele soube escutar a Deus e lhe obedeceu. Estava disposto a sacrificar tudo por Deus, inclusive seu único filho, Deus lhe pós sua marca a Abraão, a marca da circuncisão.
A partir de então, os descentes de Abraão iam a ser conhecidos como o Povo de Deus.

Verdade sem censura

A vida de Abraão é uma historia fascinante, com todas as características da vida real, cheia de momentos maus e bons. Não pode dizer que fora um teólogo; uma compreensão mais total de Deus teria que esperar até a chegada de Moisés.
No entanto, a fé de Abraão é a raiz do judaísmo e também do cristianismo. Em seus momentos com Deus, encontramos uma verdade crua, sem censura; não uma religião inventada por um filosofo senão uma religião tal como a surge quando Deus se encontra com o homem.
Não surpreende então, que o Novo Testamento cita a Abraão mais de 80 vezes e que Paulo diz aos crentes que são verdadeiros descendentes de Abraão (Galatas 3:6 a 9).
A vida de Abraão começou a despontar a historia  dos planos amplos de Deus. Dois mil anos depois, Jesus, o descendente de Abraão, veio a cumprir as promessas feitas a Abraão e a seus descendentes.

Uma pergunta vital

Deus pediu a Abraão que deixasse sua casa e sua família para ir a um pais longuinho e estranho.Se você estivesse em seu lugar, que haveria respondido? Deus pediu algo difícil ou perigoso?


___________________________________________


propaganda
clip  Daniel & Samuel - Pot Pourri de Viola (Ao Vivo em Goiânia - A História Continua) [Vídeo Oficial]

________________________________________

Retornamos e vamos continuar nosso estudo do livro de Genesis
O tema agora muda para A Catastrofe enviada por Deus, Sodoma, a cidade que ganhou sua destruicao
Quando ocorre uma catástrofe, a devemos interpretar como um castigo de Deus? Sucedem as inundações, as fomes e os terremotos porque Deus ficou irritado? A resposta da Bíblia e: As vezes sim, as vezes não.
No livro de Gênesis nos encontramos com algumas catástrofes que ao parecer, " aconteceram porque sim". Nao era um castigo ou uma advertência, ainda que Deus a usou para levar adiante seus planos.
Estre estas houve algumas fomes, tal como levou Jose ao poder ( capitulo 41), uma guerra (capitulo 14) e uma violação (capitulo 34). Porém algumas destas catástrofes Deus assumiu a responsabilidade como o caso de Sodoma e Gomorra.
Quando suceder habitualmente na Bíblia mostra pouco interesse em dar-nos os dados específicos sobre essa restrição.

Violacao Massiva

Sodoma era um lugar vergonhoso. Toda a cidade considerava a chegada de estrangeiros como uma oportunidade para uma violação em massa. Porem a violência sexual não era o único problema da cidade.
Em Ezequiel 16:49 disse que Sodoma era soberba, saciada de pão e com abundancia de ociosidade e não ajudava ao afligido nem ao necessitado. Deus havia permitido que a cidade ficara em pê se a Abrahao tivera conseguido encontrar dez homens justos.
Ao parecer, não havia em Sodoma dez pessoas assim. Finalmente, a grande paciência de Deus se esgotou. Alguns anos antes, Abraão se havia negado a aceitar uma recompensa muito merecida por parte do rei de Sodoma (14: 21 a 24).
Abrahao não queria ter nada que ver com este tipo de sociedade. Porem Lo, seu sobrinho, havia escolhido o caminho da prosperidade, a vida fácil que se podia obter na planície fértil próxima de Sodoma.
Lo se havia convertido em uma pessoa importante neste lugar. Era uma das pessoas que podia tomar decisões importantes para a entrada da cidade. Estava tao centrado na forma de vida de Sodoma que resistiu a abandona-la ate quase demasiado tarde.
Quando Sodoma se converteu em cinzas, desapareceu também todo essa cobertura que ele havia ganhado com tanto esforço. O choque que produziu foi demasiado forte para ele. Incapaz de voltar a começar, terminou em um cruzamento, demasiado bêbado como para dar-se conta de que suas filhas tinham relações sexuais com ele.
Lo era o exemplo perfeito do homem que, por estar excessivamente engendrado em um sistema corrupto, não pode tolerar a ideia de abandona-la.
Jesus não permitiu que seus seguidores pensaram nos habitantes de Sodoma simplesmente como " essa gente terrível" . Ele advertiu que Deus seria ainda mais duro com aqueles que viram os milagres de Jesus e que não fizeram caso deles (Mateus 11:24). A paciência de Deus tem um limite.

Uma pergunta vital

Sao algumas as calamidades de nosso tempo um castigo de Deus? Como poderíamos saber?



_______________________________________

clip  Davi Sacer - Bem Supremo (DVD No Caminho do Milagre)

propaganda

______________________________________


Vamos navegar agora atraves dos capitulos que estamos estudando
No capitulo 12 verso 13 o tema muda para A meia verdade de Abrahao
Uma mentira e uma tentativa de engano, aclara uma definição, e segundo esta definição Abraão estava mentindo quando disse a Sarai era sua irma. No entanto, estava dizendo somente a metade da verdade, posto que ainda ela era sua meio irma (20:12) também  era sua esposa.
Abraão voltou a tentar esse engano anos depois e voltou a ser descoberto (capitulo 20). Em ambas as ocasiões mentiu por temor a que sua vida estava em perigo, situação em que as meias mentiras resultam muito atraentes.
No capitulo 13 verso 3 o tema muda para O caminho.
A principal rota comercial de Canaã corria de norte a sul, cruzando Siquem, Bet-el, Hebrom e Berseba. O natural, então, que Abraão e sua gente se detiveram em ditos lugares durante sua viagem. 
Estes lugares aparecem uma e outra vez na historia da obra de Deus.
No capitulo 15 verso 6 o tema muda para A fe contada por justica
Deus aceitou a Abraão, porem, não porque este haja levado uma vida perfeita, senão pelo modo em que respondeu as promessas de Deus.
Este versículo foi citado três vezes no Novo Testamento para demonstrar que a salvação pela fê não era nada novo (Romanos 4:3, Galatas 3:6, Tiago 2:23)
Ainda no Antigo Testamento oque que Deus buscava era fê, não perfeição moral.
No capitulo 16 verso 2 o tema muda para Uma esposa substituta
Segundo o costume daquela época então, um homem podia deitar com uma serva e incluir aos filhos desta como membros de sua família.
Abraão estava tratando de ter os filhos que ele e sua esposa anelavam, e de dar uma mão a Deus no cumprimento das promessas de um filho.
Porem a forma em que Abraão queria fazer esto não era a de Deus, e o experimento de Abraão causou bastante zelo e sofrimento.
Esta mesma pratica também ocasionou problemas mais tarde na família de Jaco (capitulo 30)
No capitulo 17 verso 17 o tema muda para Rindo de Deus
Abraão era um homem de fê, porem sua fê não chegava a 100%. Aqui, já próximo dos cem anos, ele ri das promessas de Deus de que teria um filho, e demonstra sua falta de fê a sugerir que Deus considere a Ismael como substituto adequado.
Nao muito tempo depois, Sara, sua esposa,  dividia esta piada e seu riso(18:12).
No capitulo 19 verso 37 o tema muda para Brigas familiares
A determinação de Lo de desfrutar da vida de Sodoma termina aqui de forma trágica, em uma bebedeira agravada pelo incesto. Os filhos resultantes fundaram as nações/ famílias de Moabe e Amon, que durante seculos guerrearam contra seus longuinhos parentes israelitas e intentaram faze-los pecar.

comentario livre

FEchamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário