Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Programa 72 - Êxodo 1 a 11


Programa 72

BAIXEAQUI ESTE PROGRAMA

                                       
Abertura

Iniciamos nosso programa Navegando pela Bíblia e neste programa estaremos estudando o livro de Êxodo dos capítulos 01 a 11.
O tema deste programa é Finalmente livres, os escravos dos egípcios conseguem um libertador.
Esta preparado com bloco e caneta, então espere mais um pouquinho e voltamos já     
        
_______________________________________

clip  Davi Sacer - Sobre as Águas DVD No Caminho do Milagre
propaganda

________________________________________

Retornamos e vamos terminar o estudo do livro do Êxodo
Nada anima o sangue de uma nação mais que um libertador. A America do Sul celebra todavia a Simon Bolívar, os cubanos veneram a Jose Marti. A Índia chamou um homem pequeno e insignificante com o apelido de Ghandi, "Mahatma" (o grande) para levar o povo a se libertar.
Para os judeus, foi um libertador chamado Moises quem conseguiu tudo oque os grandes homens anteriores conseguiram e muito mais. 
A Bíblia dedica uma oitava parte de suas paginas a historia do tempo de Moises (uma quantidade de material equivalente a dois terços do Novo Testamento). E quando Jesus veio como o grande libertador que livraria a toda a humanidade, o Novo Testamento retrocede até a Moises em busca de um ponto de comparação (Hebreus 3: 1 a 6).

A escravidão no Egito

O tempo era propicio para a aparição de um libertador. Gênesis concluí com a viagem ao Egito dos 70 membros da família de Jaco. A primeira cena de Êxodo, que toma lugar em 350 anos mais tarde, nos apresenta a centena de milhares de seus descendentes, trabalhando nos enormes projetos de construção de faraó, porem não ja como hospedes, senão como escravos.
um faraó particularmente sem piedade chegou a ordenar a matança de todos os hebreus varões recém nascidos, dando pé sem querer a uma das grandes ironias da historia. Os pais de Moises o esconderam em um cesto calafetado entre juncos a borda do rio.
Ali, a criança chamou a atenção da filha do faraó. O edito que tentou destruir aos hebreus resultou ser ele que os levou a sua libertação.
Adotado no palácio, Moises recebeu o beneficio de uma educação clássica de primeiro nível. Sua educação egípcia que veio equilibrada por uma criança hebreia; em outra surpreendente ironia, a filha do faraó entregou a sua verdadeira mãe para que o criara. Moises, filhos de escravos, porem educado no centro do poder, estava sendo preparado para sua meta eventual de forjar uma nação a partir de uma desorganizada banda de cativos.
Sua carreira deveu passar, no entanto, por um período de aprendizagem de humildade no deserto. O Moises que fugiu do Egito era um homem impetuoso e confiado que gostava de arrumar as coisas por si mesmo. Quarenta anos mais tarde regressou, com má vontade, com pouco mais com uma vara e um asno.

Livres finalmente

Os hebreus haviam suportado quase quatro seculos de opressão antes de ser libertos. Pelos que sabemos, durante todos esses anos não receberam nenhuma comunicação direta dos céus. Sem duvida deve haver parecido que Deus guardava silencio.
Moises enfrentava um desafio formidável. De alguma maneira tinha que ganhar a confiança dos escravos e inspirar eles o suficiente esperança como para os que puderam tirar as cadeias de cima deles. Devia demonstrar-lhes que Deus não havia esquecido deles.
Quando chegou o momento oportuno, Deus desvendou um espetáculo de forca e poder que pós o fara'o de joelhos, e que convenceu os israelitas que Deus realmente se interessava por eles.
Deus usou Moises de forma extraordinária. Ele foi a primeira pessoa de quem a bíblia disse que fez milagres. Foi concedida uma relação com Deus que nenhum outro humano conheceu. Teve que ver com a relação de uma boa posição do Antigo Testamento. Porem ganhou seu lugar na historia do povo de Deus principalmente como libertador. 
Ele encabeçou a marcha desde a escravidão ate a libertação, desde o Egito ate a terra prometida. 

Como ler Êxodo?

Êxodo se divide limpamente em duas partes. Os primeiros 20 capítulos, que relatam a fuga dos hebreus do Egito, tem o caráter de uma excitante novela. Todo o resto do Antigo Testamento procede do sucesso de Êxodo, estes 20 capítulos você não pode deixar de ler.
Ao ler Êxodo, busque lições importantes que podem aplicar-se a sua vida. Estude, por exemplo, a vida de Moises, um dos poucos lideres verdadeiramente grandes da historia. No capitulo 18 mostra a Moises aprendendo um dos grandes princípios de liderança; os capítulos 32 a 35 incluem encontro e conversas com Deus que não tem igual na Bíblia.
Êxodo tem muito material sobre a natureza de Deus. Busque cada lugar em que Deus aparece. Êxodo mostra uma proporção maior de milagres, atos sobrenaturais direto de Deus, que qualquer outra parte da Bíblia, fora dos evangelhos. Porque se fizeram estes milagres? Pode você detectar algum padrão em sua execução? Que deveriam ter aprendido os israelitas destes milagres? E aprenderam?
Os últimos 20 capítulos consistem na maior parte em leis e estatutos, dado no monte Sinai, para governar a vida da nação. Leia para tomar nota das preocupações e prioridades que Deus considerava importantes para a formação de toda uma cultura.
As instruções aparecem geralmente agrupadas e envolvem todas as áreas da vida.
1) Regras morais, tais como os 10 Mandamentos
2) Regras civis e sociais, muito parecidas a um código criminal
3) Regras religiosas e cerimoniais para os hebreus.

Os rituais religiosos com seus muitos sacrifícios e festivais lhe parecem estranhos a muita gente hoje em dia, porem não eram tao estranhas naqueles tempos então. Por outra parte, estes rituais preparavam o caminho para um redentor que seria maior que Moises; Jesus Cristo.
Você necessitara recorrer a livros e comentários para encontrar todos os símbolos que tem vigência para com a vida de Jesus. Um exemplo mencionável e a Pascoa. Afortunadamente, a Bíblia inclui um comentário muito dinâmico no livro de Hebreus (veja especialmente Hebreus 7 a 10)
Este libro deve ser lido com os três livros que se seguem.

_______________________________________

clip Elaine de Jesus - Quem chora pra Deus

propaganda

________________________________________

Vamos continuar o estudo do livro de Êxodo
O tema muda para O dia dos gafanhotos, as dez pragas serviram de provas tanto para os judeus como para os egípcios.
Os gafanhotos normalmente levam uma vida solitária, saltando de talo em talo, mastigando placidamente folhas e flores. Porem, então algo, ja seja a resposta do clima, ao abastecimento de alimento ou a situações de aglomeração, que desata em uma troca. Se poem inquietas, tomam uma cor rosada do pressagio e começam a buscar outros gafanhotos.
Se convertem  em uma praga. Se acumulam em estrondosas hordas de milhões, tantas que ate escurecem  o céu, opacando a luz do céu.  Grandes grupos delas caem ao solo como bomba de fragmentação e se dispersam para destruir todo sinal de vegetação. A colocação de inseticidas pode matar a alguns milhões delas, porem o enxame migratório apenas se da conta dessa perda.
Um so enxame que cruzou uma vez o mar vermelho media 25 quilômetros de largura com 5 kilometros de espessura e tinha a longitude de 160 kilometros. Ao tocar a terra, os gafanhotos consomem as colheitas, couros, cercas e inclusive as mangas das ferramentas, deixando atras de si uma devastação de mais de 3.600 kilometros quadrados.

Porque as 10 pragas?

Êxodo de 7 a 12 descreve de forma sucinta porem gráfico, dez pragas caracteristicamente que caíram sobre o Egito, incluindo o enxame de gafanhotos. A bíblia não se ocupa das perguntas de como ocorreram estes fenômenos naturais; simplesmente afirma que ocorreu algo sobrenatural. Os milagres foram uma mostra sem precedentes do poder de Deus.
Uma nova nação estava a ponto de nascer e para desraigar aos judeus do Egito fazia falta tal poder. Depois de tudo, os israelitas haviam vivido no Egito durante seculos. Fazia falta um grande incentivo para motiva-los a empreender uma partida abruta e massiva. O Egito não deixaria tao facilmente que milhões de escravos valiosos que se foram em liberdade.

Duas reputações na tela do juízo

As dez pragas deixaram estabelecido de forma convincente a autoridade de Moises.  Ele havia resistido a aceitar a liderança que Deus havia oferecido, duvidando dos demais israelitas que confiaram nele (4:1). Porem as confrontações dramáticas entre Moises e o faraó desfizeram qualquer duvida. Ficou muito claro que unicamente ele podia conduzir ate a liberdade.
Tambem a credibilidade de alguém mais estava na frente dos juízos  de Deus. No Egito, a religião  se centrava na idolatria, com muitos deuses, incluindo serpentes e escaravelhos, que eram construídos como objetos de adoração. Diante destes acontecimentos, as dez pragas aparecem  como um aluta aberta de Deus contra os falsos deuses do Egito. 
Deus mesmo havia dito; " Executarei meu juízo em todos os deuses do Egito(12:12). Êxodo afirma mais de 12 vezes as pragas que foram enviadas para que Israel e Egito conhecessem o poder de Deus de Israel. Evidentemente, as pragas cumpriram com este proposito. Os egípcios ficaram tao convencidos do poder de Deus que permitiram que saíram milhões de escravos levando deles a riqueza do Egito que lhes entregara nas mãos cheias dos israelitas como presente de despedida.
Os israelitas ficaram tao convencidos que deixaram o lugar e sua historia e marcharam detrás de um só homem ate o deserto e fazia uma nova vida.

Uma pergunta vital

Você conhece alguns países modernos que tratem com crueldade a minoria, como os egípcios tratavam aos israelitas? Que é que faria falta para um governo assim para mudar sua forma de ser?


_______________________________________

clip Elevo Meus Olhos - Ludmila Ferber DVD O Poder da Aliança

propaganda

______________________________________


Vamos navegar agora nos comentários dos capítulos que estamos estudando
No capitulo 2 verso 10 o tema muda para Historia seletiva
Êxodo ilustra at que ponto e selecionada a historia bíblica. O primeiro capitulo, por exemplo, nem seque menciona o nome do faraó egípcio (abrindo assim um interrogação sobre oque discutiam os eruditos desde aquele momento como sempre), porem sim menciona o nome das duas parteiras hebreias (1:15) .
Depois de cumprir 3 seculos e meio em uns poucos versículos, Êxodo lhe dedica os capítulos 3 ate 40 aos acontecimentos somente de um ano. A diferença da longa lista de pessoas que prova Gênesis, Êxodo se concentra  em um so personagem principal, Moises.
No capitulo 3 verso 40 o tema muda para Quem? Eu?
Moises tinha serias duvidas de sua capacidade de conduzir a situação. Resistiu ao pedido de Deus, mencionando não ser digno do mesmo (nesta passagem), sua falta de autoridade (no versículo 13), seu temor com a desconfiança das pessoas(4:1), suas dificuldades para falar (4:10) e sua covardia (4:13).
O resto de Êxodo deveria dar as pessoas com duvidas similares muita esperança, ja que segue o desenvolvimento pessoal de Moises desde seu incerto  começo ate sua consolidação como um dos lideres mais decisivos e poderosos da historia.
No capitulo 6 verso 9 o tema muda para Oprimidos pela Egito.
O Egito estava no apogeu de seu poder, e o farao utilizava escravos para construir seus grandes monumentos, convalidando seu governo com a forca de um exercito famoso pelo seus condutores  de carros de guerra e seus arqueiros.
Os hieroglifos egípcios representavam a palavra estrangeiro com a imagem de uma pessoa atada e sangrando por uma ferida na cabeça. OS israelitas sentiram todo o peso de tal opressão. Durante certo tempo, a crescente crueldade dos capatazes egípcios fizeram com que os israelitas  se voltaram contra Moises e da campanha por liberta-los. Por isso essa opressão também fez o desejo de partir.
No capitulo 7 verso 13 o tema muda para O coração duro de Faraó
A bíblia descreve a dureza de faraó de três maneiras. As vezes diz que "Faraó endureceu seu coração"(8:15), outras vezes disse que "foi endurecido o coração de Faraó(10:1); e tombem que, tal como disse esta passagem "O coração de faraó se endureceu". Isto e coerente com o ponto de vista do Antigo Testamento; "Toda a historia e uma ação de Deus".
Fora disto, os escritores não  estabelecem geralmente distinções sobre de quem foi causado a tal reação.
No capitulo 8 verso 27 o tema muda para Resgate oriental.
Quem ja viveu no Oriente Médio reconhece que os encontros de Moises e Faraó um exemplo de resgate oriental de alto nível. A medida que a pressão aumentava, farão aumentava suas ofertas, passou de permitir que se fizessem seus sacrifícios no Egito (verso 25) a permitir sacrifícios nas zonas próximas do deserto (verso 28), logo esteve disposto a permitir que somente os varões adultos saíssem(10:11), depois de soltar o povo porem não ao gado (10:24).
Finalmente, depois da decima e ultima praga, Faraó aceitou todos os pedidos de Moises (12:32).
No capitulo 10 verso 21 o tema muda Ataque contra os deuses falsos.
Deus usou as dez pragas como uma especie de guerra contra os deuses do Egito (12:12). Alguns estudiosos vem em cada castigo individual um ataque contra um ídolo especifico do Egito. E assim que eles creram que a praga contra o rio nilo se colocava contra o deus do rio, a praga das moscas contra a adoração a mosca sagrada, a praga da escuridão contra o deus sol Ra, e a praga do gado estava dirigida contra o bezerro sagrado.

comentário livre

Fechamento


Nenhum comentário:

Postar um comentário