Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Programa 73 - Êxodo 12 a 20

Programa 73

BAIXE AQUI ESTE PROGRAMA



Abertura

Iniciamos nosso programa Navegando pela Bíblia e neste programa estaremos estudando o livro de Êxodo dos capítulos 12 a 20.
O tema deste programa é O dia da independência, uma forma estranha de celebrar a liberdade.
Esta preparado com bloco e caneta, então espere mais um pouquinho e voltamos já     
        
_______________________________________

clip  
propaganda

________________________________________

Retornamos e vamos terminar o estudo do livro do Exodo
A maioria das nações do mundo celebram a independência. Cada nação a celebra a seu modo, porem estas celebrações tem uma diferença surpreendente com o Dia da Independência de Israel, o dia chamado pascoa.
Os judeus indicam seu aniversario cultural em uma das noites escuras e de pressagio, a ultima noite dos israelitas no Egito (capitulo 12). Não ha bandas barulhentas, nem balões, nem fogos artificiais para comemorar este acontecimento.
Toda a celebração se leva a cabo no lugar, com uma família, ou grupo familiar reunidos ao redor de uma mesa. Os participantes gostam de alguns alimentos, pausando diante de cada um para escutar os relatos do Antigo Testamento sobre a historia que estão revivendo. 
A festa da independência se assemelha mais a um culto que uma festa.

Uma obra exclusiva de Deus

Mais que nada, o dia da independência dos judeus expressa este fato: Deus o fez. Nenhum exercito israelita se levantou contra os egípcios poderosos.  A liberdade veio na escuridão da noite enquanto as famílias judias estavam apertados ao redor da mesa da pascoa, com seus pacotes preparados, esperando a liberação
Quando chegou o momento de Deus, os captores egípcios não somente deixaram sair os israelitas, senão que lhe suplicaram e lhes deram ouro e riquezas. Os judeus recordam esse acontecimento com humildade e louvor, não ha lugar aqui para o orgulho.
Mais tarde quando Faraó mudou de parecer e lançou seus carros detrás das tribos que escapavam, Deus demonstrou que se podia confiar nEle. Porem Deus destruiu o exercito egípcio poderoso.
Para os judeus, a independência do Egito significava a dependência de Deus. De fato, Deus volta uma e outra vez a este sucesso ao longo de toda a Bíblia como uma forma de descrever a si mesmo. "Eu sou Jehova teu Deus, que te tirei da terra do Egito".
Este padrão de dependência ia a continuar ao longo de todo o livro do Êxodo. Quando os viajantes do deserto ficaram sem água, Deus a proveu. Quando faltavam as provisões, Deus a proveu. Quando atacaram os salteadores, Deus protegeu.
O dia da independência simplesmente estabeleceu o tom da historia da nação que constituía por uma iniciativa dinâmica de Deus.

O Novo significado da Pascoa

Muitos seculos mais tarde, a noite da Pascoa, tomaria um significado ainda mais amplo. Durante uma celebração especial da festa da Pascoa, no entanto milhares de judeus levavam a Jerusalém seus cordeiros escolhidos como Cordeiro Pascal para toda a humanidade (1 Corintos 5:7).
As palavras "Eu verei o sangue e passarei de vocês (12:13), vieram a comunicar um significado completamente novo. 
Atualmente, ainda os judeus celebram a Pascoa, a maioria dos cristãos não o fazem. No seu lugar, a cerimonia tem sido incorporada a uma nova chamada eucarística, a Ceia do Senhor, em que Cristo representa o Cordeiro Pascal. Ainda grande parte do conteúdo da cerimonia tem mudado, ha uma coisa que permanece.
A ceia do Senhor ou Santa ceia comemora um tempo de dor e de derramamento de sangue, um tempo de liberdade e resgate. Tambem este foi um ato de Deus por si só. A Ele lhe corresponde o mérito.

Uma pergunta vital

Em que forma a celebração da Santa Ceia é uma celebração de independência, ou libertação da morte do cristão?



_______________________________________

clip 

propaganda

________________________________________

Vamos continuar o estudo agora dos capítulos do livro de Êxodo
No capitulo 13 verso 1 o tema muda para O principio da Primogenitura
Deus pedia que Israel oferecia somente animais "primogênitos" machos nos sacrifícios. Esta era uma imagem de Jesus, o primogênito de Maria, oferecido como sacrifício pelo pecado.
No capitulo 15 verso 1 o tema muda para Uma historia para todas as épocas
O cântico de Moises celebra o acontecimento que da a este livro o seu nome "Êxodo" do Egito, nele em que uma multidão de escravos escapou das mãos da nação mais poderosa  da terra.
Os Salmistas nunca se cansaram  de celebrar este feito em suas canções (veja por exemplo os Salmos 78 e 105), e os profetas se referiram mais tarde aos dias do Êxodo para comover a consciência da nação
No capitulo 16 verso 12 o tema muda para Provisão de viveres.
A palavra Maná significa literalmente "Que é isto?", registrando a primeira reação dos israelitas diante do dito alimento (verso 15). O maná é um claro exemplo da obrigada dependência de Deus em que os israelitas tiveram que depender dEle durante 40 anos para sobreviver.
A provisão de Deus do maná fazia que a altivez era inútil; não podia acumular e se distribuía com uma equidade perfeita (verso 17 a 21). Os cordonizes que se mencionavam aqui e em Números 11, porem emigravam através da Península do Sinai, viajando em grandes grupos entre Europa e Arabia.
Cansados de sua longa viagem, descansavam de noite na terra ou em arbustos, oque facilitava a captura. Este fenômeno acorre anualmente próximo de Arish na costa Mediterrânea.
No capitulo 19 verso 5 o tema muda para O livro do pacto
A palavra pacto aparece uma e outra vez  ao longo da próxima seção de Êxodo. O capitulo 19 apresenta o marco em forma dramática, e os capítulos 20 a 23 cotem o pacto em si, um tratado entre Deus e os israelitas.
O capitulo 24 mostra a confirmação do pacto. Outro termino para pacto é testamento, e na realidade o resto do Antigo Testamento se fundamentou no que se relata nestes seis capítulos. 
Seculos mais tarde, os escritores bíblicos trariam a tona a antiga palavra pacto para aplicar-se a Jesus Cristo (como em 1 Corintos 11:25). Ele cumpriu e levou a seu fim a reconciliação com Deus que começou no Sinai.
No capitulo 20 verso 1 o tema é Leis permanentes
Os dez mandamentos que aparece aqui e em Deuteronômio 5, formam um núcleo central de moralidade, um grande avanço sobre outros códigos legais dessa época.  
O Novo Testamento repete todos, a expressão de todos, a exceção de quatro mandamentos. A frase "ética judeu cristã", que as vezes se ouve nas cortes e câmaras legislativas, se refere aos amplos princípios morais que se derivam as leis aqui delineadas, e em outros tres livros seguintes.

_______________________________________

clip 

propaganda

______________________________________



comentário livre

Fechamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário