Navegando pela Biblia - Novo Testamento

Navegando pela Biblia - Novo Testamento
Inicie sues estudos por Este guia - O novo testamento Lista COMPLETO

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista

Navegando pela Bíblia - Antigo Testamento Lista
Siga por este roteiro os seus estudos depois do Novo testamento

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Programa 74 Êxodo - 21 a 35

Programa 74



                                       
Abertura

Iniciamos nosso programa Navegando pela Bíblia e neste programa estaremos estudando o livro de Êxodo dos capítulos 21 a 35.
O tema deste programa é O Pacto, que diferença faz uma tabua de pedra?.
Esta preparado com bloco e caneta, então espere mais um pouquinho e voltamos já      
        
_______________________________________

clip  Davi Sacer - Pot-Pourri Alfa e Ômega  Tu és Bem-vindo DVD No Caminho do Milagre
propaganda

________________________________________

Retornamos e vamos terminar o estudo do livro do Êxodo                                  
Muitos estudiosos chamam os seguintes capítulos o eixo em que gira todo o Antigo Testamento. Os israelitas haviam sido convocados pelo som da trombeta diante da montanha que se sacudia e fumegava, estavam por receber algo único em toda a historia: um documento de pedra que tinha que ser colocado em um móvel ainda mais valioso da nação, a Arca do Pacto.
Oque era oque fazia com que esta tabua de pedra fosse tão valiosa?. O "Pacto"que a dita tabua sintetizava era sagrado e estava firmado pelos dedos de Deus mesmo. No entanto, se alguém simplesmente tomasse o livro de Êxodo e começa a ler o conteúdo do pacto, teria dificuldades para entender o porque de tanta agitação.O Pacto começa com os conhecidos 10 mandamentos.
Dai procede o expor as regras sobre maldizer aos pais e o rixar de dentes, estranhamente mesclada com regras sobre taxas de juros e sobre cozinhar os cabritos com leite de suas mães. Depois de tudo, que há de especial nas leis e instruções que aqui se descrevem?
Dado que atualmente não nos comunicamos por meio de tabuas de pedra, poderíamos reformular a pergunta; que fez com que a tabua de pedra fosse tão valiosa? e dizer; Que é oque da valor a um pedaço de papel? Visto debaixo desta luz, a sociedade atual, como a dos israelitas, lhe atribui um grande valor a certos papeis.

Constituição

Cada pais tem guardado em alguma caixa especial, guardado em algum edifício ou museu especial, um pedaço de papel que é considerado o documento mais valioso deste pais. Se trata da Constituição. Existe também medidas de segurança para salvaguardar o dito documento da destruição. Porem o valor da Constituição pouco tem que ver com dinheiro; sua importância real sai a luz ali onde a Corte Suprema de Justiça atende a centenas de casos.
Cada caso tem sido passado por julgamentos de menor importância através de um processo árduo e custoso; agora somente resta tomar uma decisão. Oque a Corte Suprema decida passara  a ser lei do pais. E a corte Suprema de Justiça se baseia em sua decisão em uma autoridade final; A Constituição. Se os membros da mesma julgam uma lei se é "constitucional", a mesma permanecerá. Se não, perderá vigência.
Para Israel, o Pacto se converteu em sua Constituição. Os detalhes da lei surgiram em três lugares principais; aqui no Sinai (Êxodo e Levítico), durante sua peregrinação pelo deserto (Números) e nas planícies de Moab (Deuteronômio). O código legal completo abarca desde as grandes medidas da politica nacional até as pequenas disputas sobre como viver juntos. Deus estava criando uma cultura completa para um grupo de peregrinos sem lugar.
No total 613 mandamentos separados ordenaram sua vida politica, social e espiritual. As demais nações se viam fatigadas pelo caráter imprescindível de seus deuses. Oque podia dizer que era o que podia degustar ou agradar-lhe? Porem, devido ao Pacto, os israelitas sabiam exatamente oque era oque Deus requeria e em que posição estavam diante dEle. Tinham bases para a confiança e a segurança que sentiam como nação.
Para Israel, o Pacto estabelecias seu nascimento como nação. Deus disse que havia escolhido aos israelitas como a seu tesouro especial (19:5 a 6). Ele queria uma nação diferente de todas as outras, uma sociedade modelo centrada em sua entrega a Ele. Necessitava um povo puro, que se mantenham separado.
Os seguintes livros da Bíblia apresentam as obrigações porem também as recompensas, por ser o povo escolhido de Deus, "sua família". Se obedecessem, os israelitas viveriam livres de enfermidades, suas colheitas seriam abundantes, suas mulheres teriam muitos filhos, seus exércitos sairiam vitoriosos, em síntese, desfrutariam de um bem estar e segurança nacional sem precedentes (23: 20 a 28). 
O pacto definia esses benefícios todos por haver nascido como filhos de Deus.

Certificado de Matrimonio

O matrimonio sem duvida alguma é muito mais que um pedaço de papel. Implica amor, confiança, sexualidade e os milhares de detalhes implicados em que as pessoas dividem em suas vidas. Porem, diante dos olhos da lei, o matrimonio requer um papel, O documento se converte em formal e legal a relação mais intima e pessoal que o ser humano pode ter.
Posteriormente, os profetas Oseias, Jeremias e Ezequiel compararam o Pacto com o matrimonio. Eles assinalaram que o modo em que Israel tratava a Deus era equivalente a um adultério e chamaram as nações para que regressara ao pacto original. As leis anunciadas em detalhes são simplesmente uma expressão formal de uma relação de amor entre Deus e seu povo.
Os papeis definem os limites de uma relação, porem de nenhuma maneira podem expressar adequadamente. Você não pode dar-se uma ideia adequada sobre a vida de um pais lendo a prosa árida de sua constituição, nem pode tão pouco entender o mistério do matrimonio estudando uma ata de matrimonio. da mesma forma, as leis e regras do livro do Pacto com toda segurança não refletem a um quadro completo da vida de uma nação ligada a Deus. 
Porem o Pacto e o contexto em que veio manifestam muito do que Deus desejava em seus seguidores.

Uma pergunta vital

Conhece você algum documento valioso que expresse algum tipo de "Pacto"? Se você escrevera um pacto com Deus, oque diria este pacto?


_______________________________________

clip Eu Quero Ir Pra Lá - Jozyanne (Clipe Oficial MK Music)

propaganda

________________________________________

Vamos continuar o estudo do livro de Êxodo
O tema agora é Quando Deus se mostrou abertamente, Uns poucos ateus, porem muitos rebeldes.
Porque Deus não intervem mais? Porque não alimenta diretamente aos famintos, sara as enfermidades e detêm as guerras? Se Deus existe, porque não se manifesta um pouco mais?
As pessoas que se fazem essas perguntas com frequência supõem que se Deus se revelara de forma espetacular, todas as duvidas desapareceriam. Todos estariam despostos a crer nEle.

Reações Assombrosas

Êxodo não fala de um tempo em que Deus se manifestou claramente. As pragas do Egito haviam revelado seu grande poder. Um milagre recorrente proveu alimento para os israelitas cada manhã. E surgiram perguntas sobre a existência de Deus, os que duvidaram em ver a sempre presente novem gloriosa ou a grande coluna de fogo. Nesses dias deve haver sido muito difícil ser ateu.
No entanto cada exemplo da fidelidade de Deus parecia convocar uma infidelidade humana surpreendente. Os israelitas mesmos que haviam visto que Deus apertava faraó, se puseram a tremer diante dos primeiros sinais dos carros egípcios. Tres dias depois de haver escapado milagrosamente através do Mar Vermelho, estavam queixando-se  contra Moises e Deus pelas provisões e água.
Um mes depois, quando as dores da fome começaram a apertar  em seus estômagos, se queixaram amargamente; Oxalá haveríamos morto por mão de Jehova na terra do Egito, quando nos sentávamos diante das panelas de carne, quando comíamos pão ate nos saciarmos; pois não havia tirado deste deserto para matar de fome a toda esta multidão (16:3).
Deus respondeu com uma provisão  de maná (que continuaria por 40 anos) e cordonizes, porem os israelitas tao logo começaram a queixar-se  novamente sobre a provisão de água.

A grande rebelião

Êxodo 32 nos mostra o pior aspecto dos israelitas. As pessoas que havia feito o desejum com o maná, que havia acordado somente respeitar todos o conteúdo do pacto, que neste momento estava de pé diante da montanha agitada pela presença do Senhor - era as mesmas pessoas que seguiu em fundir as joias de ouro e a violar de forma chocante o primeiro mandamento.
"Duros de Serviz" chamou Deus aos israelitas quando se acendeu a ira contra eles. Somente a intervenção eloquente de Moises que salvou a vida do povo.  A historia dos israelitas deve servir para enterrar o argumento de que as grandes mostras do poder de Deus garantiam a fé. (Jesus diria mais tarde: "Se não ouvem a Moises e aos profetas, tampouco serao persuadidos ainda que  alguém dos mortos se levante"(Lucas 16:31)
As pessoas que tiveram provas diárias do poder de Deus somente demonstrou uma coisa; a monótona consistência da natureza humana.  Os culpados pagariam pelos seus atos vagando 40 anos no deserto desolado, enquanto crescia as gerações novas e incontaminadas que ficariam em seus lugares na terra prometida. Porém começava a manifestar-se um padrão de conduta; se os israelitas haviam falhado com Deus a sombra do monte Sinai, como poderiam escapar da sedução das novas culturas da terra prometida? 
A geração nova também falharia com Deus, igual que todos os seus descendentes? Como Paulo argumentava de forma tão convincente na carta aos Galatas, o antigo pacto somente teriam exito ao demonstrar, mais alem de todas as duvidas, a necessidade de um novo pacto.

Uma pergunta vital:

Você tem tido algum momento de duvidas sobre a existência de Deus? Oque seria necessário para que você ficasse totalmente convencido?


_______________________________________

clip Eu só quero mais de ti - Breno Tonon - CD Além da Superfície

propaganda

______________________________________

Vamos continuar o estudo agora dos capítulos do livro de Êxodo
No capitulo 22 verso 9 o tema muda para Castigo diante da restituição.
Distinguindo-se das castigos de outros códigos contemporâneos (tais como a Suméria e Babilônia), os castigos por ma condução que se descrevem nos capítulos seguintes enfatizaram um castigo compatível com o crime.
Enfatizam a restituição em de vingança. As cortes de justiça moderna voltam a praticar a restituição - fazer que o crime sirva a sociedade ou pague a vitima o dano causado.
No capitulo 24 verso 8 o tema muda para O sangue do pacto.
O Novo Testamento aplica esta mesma cerimonia solene, ao novo pacto feito possível pelo sacrifício de Cristo. A frase "sangue do pacto"aparece seis vezes no Novo Testamento, e se referem a cada caso a morte de Cristo. Jesus mesmo utilizou esta frase na ultima Santa Ceia (Mateus 26:28), e a mesma se tem convertido parte da celebração da Santa Ceia.
No capitulo 25 verso 8 o tema muda para As habilidades da civilização.
Os filhos de Jacó haviam chegado ao Egito como banda de nômades. Porem 400 anos de permanência em uma cultura avançada lhes deu tempo de aprender as artes e os oficios da civilização. 
A tarefa de preparar os objetos sagrados do tabernáculo deu uso a todas as suas habilidades. Ademais, Deus lhe concedeu certas habilidades especiais a alguns trabalhadores chaves (veja 31:1 a 6).
No capitulo 26 verso 33 o tema muda para Um véu rasgado.
O grosso véu aqui descrito separava o lugar santo do lugar santíssimo. Qualquer que fosse mais alem destas cortinas morreria. No entanto,o Novo Testamento deixa a constância de que na crucificação de Jesus o véu se rasgou em dois, desde acima até embaixo. Esta ruptura simbolizava oque Cristo acabara de conseguir; o fim da separação entre Deus e os homens (Mateus 27:51 e Hebreus 10:20).
No capitulo 29 vero 20 o tema muda para Todo o corpo
Como parte de sua purificação, os sacerdotes se untavam com o sangue das ovelhas (que vejam a lei de Deus) e as mãos (que fazem sua vontade), e nos dedos dos pés (que se preparavam para seguir detrás de seus passos)
No capitulo 30 verso 10 o tema é Os dias sagrados para os judeus.
Os judeus ortodoxos todavia celebravam fielmente o dia da Expiração que aqui se descreve, o dia sagrado chamado Yon Kippur. Porem o livro aos Hebreus, no Novo Testamento, reinterpreta este período como uma sombra, uma antecipação do real que chegaria com Jesus Cristo. Oque o Sumo Sacerdote conseguia mediante suas detalhadas cerimonias, uma vez por ano é o Dia da Expiração, Cristo o cumpriu uma vez para sempre (Hebreus 8 a 9). 
Em consequência, todos nós, e não somente o sacerdote purificado, poderemos com confiança entrar no lugar santíssimo.
No capitulo 33 verso e o tema é Porque os judeus?
Esta cena notável nos mostra a Moises rogando a Deus que não abandone aos judeus, um povo escolhido. Eventualmente, Deus aceitou seguir guiando-os (33:17). Porque foram escolhidos os judeus? Porque não outra raça? Quando a Bíblia considera este tema (poucas vezes), não da uma resposta compreensível. Pelo geral, a resposta se pode ressumo mais ou menos assim: "Serei clemente para com aqueles que serei clemente"(33:19).
Deus reserva para si o direito de escolher a quem queira. Porem Êxodo deixa uma coisa bem clara. Os israelitas não foram elegidos nem por sua valentia, nem por seu potencial, nem sequer por sua fidelidade. Sua eleição dependeu de um ato de pura graça por parte de Deus, ninguém mais pode atribuir esse mérito.
No capitulo 34 versos 6 e 7 o tema é Uma descrição concisa.
A autodefinição de Deus que alguém encontre nestes versículos se converte para os judeus em um profundo ressumo da natureza de Deus. O Antigo Testamento cita e faz referencia a esta passagem mais do que nenhum outro.

comentário livre

Fechamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário